TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pacto Social

Artigos Científicos: O Pacto Social. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo O Contrato Social

O contrato social propõe um processo de garnatia de segurança a todo individuo ao privilegiar a comunidade. Ele sugere uma politica que atenda a todos, regida por leis que sejam acordados de maneira universal garantindo igualdade de maneira universal, isso é, garantia de igualdade para todos.

O livro nos mostra a questão da liberdade colocada na seguinte questão: como preservar a liberdade natural do homem garantindo segurança e bem estar da vida em sociedade? Segundo o autor isso poderia acontecer por meio de um contrato social no qual a soberania da sociedade, da politica coletiva estaria encabeçada como a principal regra.

A obra também nos mostra uma contradição entre a liberdade politica e em como fazer o povo renunciar a seus direitos e qeu ao mesmo tempo possam viver em liberdade.

Rossaeu faz uma distinção importante quando estabeleceu a questão de uma sociedade submeter-se a vontade de um homem ou de grupo de homens ou, submeter-se a vontade geral ou seja a vontade de um corpo politico.

O que se verifica no contrato social é qeu a recuperação da liberdade do povo cabe a ele mesmo uma vez que somos nós que elegemos os nossos representantes, uma convenção foramda como meio de defesa contra o mal que se faz. Com um contrato social (acordado) sem diferenças, entra-se então a questão da soberania esta regida pela vontade geral do povo.

O soberano tem poder absoluto sobre todos mas seu poder é regido pela soberania do povo, portanto suas decisões devem ser tomadas de modo a beneficiar toda a comunidade não prejudicando ninguém.

Esclarece também que as pessoas que compõe o poder publico tem seus direitos e obrigações, é ele quem destingui os direitos dos cidadãos podendo desfrutar do mesmo como cidadãos podendo desfrutar do mesmo como podendo desfrutar dos mesmo direitos como cidadãos comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com