TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pacto social

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Pacto Social

Na visão de Tomas Hobbes: Teoria contratualista

Absoluto

Para Hobbes ''o homem é mau por natureza, e sem uma'' força maior''(ESTADO) que policie suas ações, o homem viveria em constantes conflitos. Com isso, ele defenderia uma diminuição das liberdades individuais, onde o indivíduo deveria se submeter ao Estado forte e unificado nas mãos de um indivíduo. Este estado seria responsável por equacionar os conflitos e ditar as regras da sociedade que garantiriam um convívio social ordenado. Essa submissão seria através de um ''contrato social'',onde o indivíduo teria sua liberdade reduzida como garantia de ordem social .

No sei ''estado natural'‘, o homem, tem o direito de fazer tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas existe uma constante guerra de todos contra todos (BELLUM OMNIA OMNES).

Entretanto, o homem tem o desejo, que é também um interesse próprio, de acabar com este estado de guerra, e por isso formam sociedades, entretanto em um contrato social.

Com isso, para Hobbes, a sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros devem se sujeitar, cedendo sua liberdade natural, com intuitos de o poder absoluto e centralizado assegurar a paz interna e a defesa comum.

Este soberano deveria ser o Estado, uma autoridade inquestionável, representado pela figura do Leviatã.

Explica que realmente o homem em sociedade, em seu estado de natureza é tão hipócrita que ele por ser levado de ódio, ira, competitividade ele precisa de algo maior do que ele para limitar ele se não nunca vai haver a finalidade,o bem comum por isso então que Hobbes defende de que a sucessão estado ‘’o leviatã ’’ o deus que ele coloca estado como deus porque o livro que ele escreveu foi em um período absolutista nesse período estado religião (a igreja) eram unificados (uma coisa só) então por ele quanto mais o poder centrava em poder do estado na igreja mas a sociedade teria um bem comum . A sociedade ela por seu estado de natureza é o tempo todo seu estado sendo corrompido por outros da própria sociedade sempre em busca de satisfatória do nosso próprio interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com