TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões discursivas do Fórum Nacional de juventude, organizações e movimentos

Por:   •  4/6/2013  •  Ensaio  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

- Leia o texto e responda a questão proposta (adaptada do ENADE 2005) Um dos objetivos do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis é reunir.......................................Questões discursivas:

Questão I - O trecho abaixo, fragmento de poesia do dramaturgo alemão Bertold Brecht, permite-nos pensar sobre um conceito basilar do pensamento marxista. Identifique-o, defina-o e relacione-o com o texto em questão. “Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos, e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, esses são os imprescindíveis.”

Questão II: Leia o caso concreto abaixo e responda as questões propostas “Pobreza não é uma escolha do indivíduo nem uma condenação divina. É o resultado de forças sociais” (Herber Gans, in Revista Veja, 1/11/96). Combater a pobreza não é transformar pessoas e comunidades em beneficiários passivos de programas sociais. Toda pessoa tem habilidades e dons. Toda comunidade tem recursos e ativos. Combater a pobreza é fortalecer capacidades e potencializar recursos." (Ruth Cardoso, in Fortalecimento da Sociedade Civil) Explique as afirmações acima com base na visão sociológica contemporânea acerca da questão da pobreza. Utilize na sua argumentação pelo menos um autor estudado durante as aulas

QUESTÃO III: O movimento feminista começa sua ação junto às próprias mulheres, propondo-lhes uma outra visão de si mesmas, que supere os sentimentos de autodepreciação, que uma eventual recusa aos “papéis femininos” não deixa de acarretar” (Paul Singer. O feminino e o feminismo). Em que sentido as questões levantadas pelo movimento feminista dizem respeito a outros movimentos de minorias sociais como o dos negros e dos gays?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com