TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estagio I Contabilidade

Por:   •  2/6/2013  •  5.719 Palavras (23 Páginas)  •  2.374 Visualizações

Página 1 de 23

1 INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho atual é cada vez mais exigente, e ainda a contabilidade está a cada dia evoluindo, assim como a própria história do homem. O mercado avalia e seleciona cada vez mais os novos profissionais que atuarão dentro de suas organizações, e sobressairão àquele que soube no decorrer do curso superior, agregar os conhecimentos transmitidos por seus professores, conhecimentos buscados individualmente, a iniciativa e a maturidade que o aprender exige, somados ás experiências vivenciadas na área contábil, seja pública ou privada, os de maior iniciativa e conhecimento farão parte do quadro funcional das instituições públicas e privadas, ou mesmo sendo empresários, empreendendo seu próprio negócio.

O estágio é de grande importância na formação do profissional, pois oferece ao aluno a oportunidade de praticar todo o aprendizado que teve ao longo do curso superior no qual esteja concluindo, dando a este ainda mais conhecimento tornando-se assim um grande profissional.

O período de estágio foi concluído no escritório ALVES CONTABILIDADE, situado na rua 13 de maio, nº 43 Jaranápolis Pirenópolis-Go, CEP 72980000. Realizado entre primeiro de abril a trinta e um de maio, sendo prestado três horas de trabalho ao dia, totalizando cem horas.

O principal objetivo deste estágio é desenvolver habilidades e competências no departamento Contábil, com elaboração do Plano de contas, Balancete, Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, Balanço Patrimonial e ainda a impressão de Livros Diários e Razão com posterior autenticação na Junta Comercial do Estado de Goiás.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O escritório ALVES CONTABILIDADE, iniciou suas atividades no ano de 1997, sempre observando as normas e princípios contábeis, e oferecendo às empresas todo suporte necessário, sendo assim reconhecido no mercado e obtido grande sucesso. Suas principais áreas de atuação são: escrita contábil, escrita fiscal, departamento de pessoal e consultoria.

A empresa se mostrou muito empenhada em apoiar o trabalho de estágio prestado pelo aluno, oferecendo todo suporte necessário para que este obtivesse o melhor aproveitamento de suas atividades.

O estágio foi desenvolvido no departamento Contábil, onde o aluno teve acesso a um computador no qual efetuou suas tarefas, podendo desta forma conhecer o programa utilizado para tal.

2 RELATÓRIO DESCRITIVO

O estágio foi elaborado em um escritório de contabilidade, na área de Departamento Contábil, cumprindo uma jornada de 3 horas por dia, e totalizando uma carga de 100 horas.

O Departamento fiscal é uma das áreas mais delicadas de uma empresa, pois envolve toda a tributação a qual a empresa esta sujeita, e pode acarretar a fiscalização e autos de inflação.

E a lei está em constantes mudanças, muitas vezes o contribuinte acaba a recolher impostos superiores, ou até levar a multas.

O Departamento Fiscal serve para orientar as empresa sobre a melhor maneira de recolher seus impostos obedecendo à legislação vigente, planejando, e escolhendo uma forma licita, tem como principais objetivos a aplicação básica da legislação tributaria, responsável pelo gerenciamento dos tributos, adaptando o dia a dia da empresa as obrigações tributarias, de forma a não expor a entidade as sanções fiscais e legais.

Fazendo um gerenciamento das obrigações tributárias não mais como necessidades, mas como estratégias para diminuir os custos.

3.1 PREPARAÇÃO DAS NOTAS FISCAIS PARA LANÇAMENTOS

Todo começo de mês chegam os malotes das empresas com as notas fiscais referentes ao mês subsequentes. Os modelos das notas são o D-1, M-1, 5-A, e as notas fiscais eletrônicas NFE e NFES, que é um novo modelo de documento fiscal, modelo 55 de existência apenas digital, que substitui exclusivamente as notas fiscais modelo 1 e 1-A nas operações entre empresas, é um documento XML digitalmente assinado.

Separo todas as notas referentes a cada empresa e atividade, notas de entradas, notas de saídas.

Começo fazer a escrituração no livro Entradas / Saídas no sistema, Preenchendo todos os campos com o Maximo de informações sobre o cliente principalmente o nome (razão social) CPF/CNPJ e sempre prestando atenção no CFOP – são códigos utilizados para definir a natureza da operação, os códigos mais utilizados são:

5101 – Venda de produtos do próprio estabelecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com