TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Serviço Social

Por:   •  11/10/2013  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Este trabalho resulta de uma pesquisa na internet e também sobre o conhecimento do assunto na mídia eletrônica. O objetivo é buscar de que forma o assistente social,junto com a sociedade,possa conhecer os motivos,problemas e consequências causados por esse mal que aflinge a todos,a dependência química. Mas também o que pode ser feito para tentar solucionar e acabar com este mal.Quais as ações e medidas preventivas que possam ser usadas nesta luta constante e incessante contra as drogas.

Na área da assistência social,teremos que nos deparar e tentar resolver por várias vezes com este problema. Por isso,existem várias pesquisas científicas e projetos sociais para nos auxiliar nesta busca de prevenções e soluções eficazes.Estamos aqui para aprender e auxiliar a sociedade no que for preciso para tentar riscar do mapa este mal que assola o mundo todo.

Pág.01

INTRODUÇÃO

Tocarei em um assunto que já algum tempo destrói pessoas,famílias e comunidades inteiras,as drogas,mais precisamente o crack. Mas porque o crack? Porque hoje é a droga mais destrutiva que se tem. Muito acessível e de preço barato,passou a ser nos últimos anos um grande mal pra sociedade. É uma droga que vicia rapidamente,não que as outras não tenham este poder,mas o crack causa uma dependência instantânea. Ela não escolhe classe social,raça ou religião. Destrói sonhos,alegrias de famílias inteiras. Fora que além disso,leva a reações extremas,como marginalidade, violência,doenças psiquiátricas e em muitos casos levam até a morte.

Vamos falar e debater sobre este assunto,tentando achar as causas,os problemas criados,mas também as soluções e formas de ressocializar e inserir estas pessoas dependentes químicas em nossa sociedade,para terem dignidade novamente,pois pra todo mal há uma cura e tentaremos achar esta solução.

Pág.02

DESENVOLVIMENTO

Através de alguns questionamentos que nos foi passado,tentaremos elucidar e responder estas questões,com o que podemos fazer para ajudar nessa situação complicada pra nossa sociedade.

1-QUAL A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO USO DO CRACK EM NOSSA SOCIEDADE,OU SEJA,COMO A POPULAÇÃO COMPREENDE ESTE PROBLEMA?

O crack é uma pedra devastadora que certamente alguém próximo e é um problema que todos devem encarar,porque toda a sociedade é prejudicada(sofrimento dos familiares,assaltos,agressões e todo tipo de violência) e todos querem ficar livres deste problema. É um grave problema de saúde pública em praticamente todos os países do mundo. E em todas as suas regiões está ligado totalmente com comportamentos violentos e criminais. O uso de drogas(álcool,cocaína,crack) foi e ainda é tratado com medidas extremas,punições que não resolvem nada. Antes era dito que era falta de vergonha na cara,falta de força de vontade. De alguns anos pra cá,descobriu-se que é sim um sério problema de saúde a dependência química,que afeta o sistema nervoso,o cérebro e o comportamento dos usuários. Mas pra isso a sociedade,junto com o governo e dos projetos sociais tem que se conscientizar para ajudar a cortar este mal pela raiz.

Pág.03

Pois repressão policial tem que ser para combater e inibir o tráfico de drogas,com estratégias inteligentes e formas que impeçam os traficantes de dominar bairros inteiros e de ameaçar comunidades e famílias.Também não prender usuários miseráveis, doentes e muitas das vezes fragilizadas por causa do efeito devastador do crack e sim tentar de alguma forma auxiliá-los ou encaminha-los para locais onde terão ajuda. Mas como pode ser feito isso?A droga é um problema que tem que ser tratado com políticas urbanas,tanto de educação,como de ações culturais,sociais,esportivas. O tempo ocioso,faz com que os jovens,que na sua grande maioria são de baixa renda e já com um histórico familiar de problemas,de sofrimento,pois também é sabido que há uma grande predisposição genética,hereditária nas famílias,também de convivência,pois se algum membro já foi ou é usuário de alguma droga,a tendência é que haja outras pessoas que sigam pelo mesmo caminho. A prevenção tem que ser feita na base, no inicio do caminhar dos nossos jovens,para que tenham um futuro promissor. Temos que nos basear nos bons exemplos,o esporte é um deles.Vários campeões saíram das ruas,periferias,comunidades carentes,para traçarem grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com