TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

7 Pecados Capitais Da Liderança

Ensaios: 7 Pecados Capitais Da Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

Escrito por Noscilene Santos*

O que é exatamente um pecado? Segundo o dicionário Larousse, uma das definições é a “falta contra quaisquer regras ou normas”. Os pecados capitais são aqueles mais praticados, como vícios de conduta, pelos homens. Analisando, sob esse ponto de vista, quais os comportamentos de um líder que podem ser vistos como vícios de conduta?

1 - Começando pela Soberba, relativa ao orgulho. Refere-se àquele que julga ser melhor que os outros. O orgulhoso torna-se individualista, evita pedir ajuda, pois ele próprio se basta. É o centro do universo.

Em uma equipe, esse perfil de liderança impediria o crescimento de seus colaboradores, por sua intolerância com erros e, até mesmo, desrespeito às ideias e opiniões. E como tudo na vida tem os dois lados, a altivez, o mesmo que orgulho, significa “cheio de nobreza, fundado na consciência da própria dignidade”, assim, esse líder, ao encontrar o ponto de equilíbrio entre a soberba e a altivez, poderá construir uma equipe digna, um verdadeiro time de alta performance.

2 - Outro curioso pecado capital é a Avareza. Significa ter apego ao amor e ao dinheiro. O dinheiro passa a ser mais importante do que as pessoas. Obvio! ganhar dinheiro no mundo capitalista é importante, desde que o montante seja para desfrutar das belezas da vida, prevenção à saúde, por exemplo, em vez de usá-lo para tratar prováveis enfermidades.

A Avareza, comparada aos relacionamentos, pode ser notada na falta de atenção dedicada a equipe, à família, aos amigos. É possível que esse líder “avarento” sinta-se chateado quando a família ou amigos lhe cobram atenção. Capaz de dizer: Não percebem? Estou dando um duro danado para que vocês tenham conforto e qualidade de vida e vivem exigindo a minha atenção! A consequência desse mal estar é o acúmulo de responsabilidades por não querer transferir conhecimentos ou dividir o poder.

Mas nem tudo é mal. Se entendermos que ter reservas financeiras é uma atitude racional e benevolente, o que esse líder precisará desenvolver é a capacidade de planejar, de se relacionar com as pessoas e celebrar seus resultados.

3 - Avançando para a Luxúria, “o apego aos prazeres sexuais, a paixão a sensualidade e a sedução. Também pode ser traduzida como o desejo de possuir bens materiais de alto custo. Sujeito a incorrer em corrupção, manipulação”. O líder com o perfil de luxúria tem necessidade de se expor como uma pessoa que pode mais que os outros. No ambiente de trabalho ao cometer esse pecado, o lider costuma intimidar as pessoas com suas atitudes libertinas. Pode ser julgado por assédio moral. Por outro lado, a luxúria desperta “pensamentos analíticos no cérebro que ajudam na concentração”. O comportamento de luxúria valoriza a diversão, são pessoas vibrantes. A grande questão é conhecer o limite de suas atitudes, para não cair nos vícios de conduta.

4 - Já a Ira, o ato de se irritar facilmente, a qualquer momento, mesmo sem motivos, além de prejudicar o ambiente, afeta principalmente o Líder com comportamento de Ira. A falta do controle emocional intimida as pessoas, afastando-as gradativamente de sua vida. É comum no cenário corporativo nos depararmos com “chefes” rudes menosprezando seus colaboradores. E quem mais se machuca com esse comportamento? Principalmente quem ficou irado. A consequência desse destempero é contrair gastrite, problemas intestinais e dores musculares. Além da solidão, pois não é fácil conviver com alguém que vive a beira de um ataque de nervos.

Vejamos o lado bom da Ira. A energia da ira empurra a pessoa para uma ação imediata. Nestas horas, antes de jogar a raiva nas outras pessoas, que tal organizar aquela pilha de pastas pendentes? Se for em casa, aquela gaveta cheia de trecos que não servem para nada ou ainda, aquela parte do guarda-roupas ou da estante que já não cabe coisa alguma. Use essa força para o bem. Pratique atividade física, faça caminhada, corrida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com