TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercados De Capitais

Artigos Científicos: Mercados De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 5

Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.

No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.

Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.

Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.

Índice

[esconder]

• 1 Tipos de mercados

o 1.1 Mercado de crédito ou Mercado Monetário

o 1.2 Mercado de títulos

• 2 Mercado primário e secundário

o 2.1 Mercado primário

o 2.2 Mercado secundário

 2.2.1 Funções

• 3 Classificação do sistema financeiro

• 4 Principais papéis negociados no sistema financeiro

o 4.1 Títulos públicos

o 4.2 Ações

o 4.3 Commercial papers

o 4.4 Debêntures

o 4.5 Letras de câmbio

o 4.6 CDBs - Certificados de Depósitos Bancários

o 4.7 CDIs - Certificados de Depósitos Interfinanceiros ou Interbancários

• 5 Principais intervenientes no mercado financeiro

o 5.1 Reguladores

o 5.2 Traders, investidores e instrumentos de investimento

• 6 Referências

• 7 Ligações externas

[editar] Tipos de mercados

[editar] Mercado de crédito ou Mercado Monetário

Os contratos são feitos de forma individualizada entre as duas partes e as obrigações resultantes em geral não são transferíveis. Há intermediação financeira, no caso o banco comercial é o intermediador entre o tomador do empréstimo e o proprietário do recurso.

Podem ser divididos em:

• curto prazo e

• médio e longo prazo

O mercado de curto prazo pode ser dividido em três segmentos principais:

• mercado monetário interbancário

• mercado de dívida pública e

• mercado de dívida das empresas.

O mercado monetário interbancário (que abrange também o mercado interbancário de títulos), é um importante segmento do mercado monetário, integrado exclusivamente por bancos, incluindo o banco emissor. É um mercado de grande volume de transacções diárias e de elevada liquidez, que abrange os 12 países da União Monetária Europeia, os da zona euro. Das transacções diárias deste mercado retira-se um importante indicador do custo do dinheiro no tempo, para prazos curtos (até um ano): a euribor (european interbank offer rate).

O mercado de dívida pública é o espaço de emissão e transacção de títulos de dívida pública a curto prazo, nomeadamente bilhetes do tesouro. Deste mercado retira-se igualmente um importante indicador do custo do dinheiro no tempo, sem risco, a chamada yield dos BT's.

O mercado de dívida das empresas é constituído pelas operações de crédito bancário a curto prazo e pelo mercado de títulos de dívida de empresas a curto prazo, o papel comercial.

O mercado de médio e longo prazo ou mercado de capitais divide-se em:

• mercado de capitais próprios (equity) e

• mercado de dívida.

Esta distinção não se aplica ao mercado monetário porque os capitais próprios são fundos a longo prazo (na realidade, o capital próprio não tem prazo). Assume especial interesse o mercado titulado de capitais próprios e especialmente o constituído pelas acções cotadas em bolsa.

No mercado da dívida voltamos a encontrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com