TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUADA

Por:   •  12/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE CONTEXTUADA – ÉTICA E CIDADANIA

                                                          LUIZ HENRIQUE CAVALCANTE NEPOMUCENO

A profissão coach ainda não é regulamentada no Brasil, mas isso   não significa que não se possa atuar como tal por aqui. Portanto, a formação de coaches passa por instituições nacionais certificadas por órgãos estrangeiros.


           Para atuar na área escolhida, o profissional deve ter uma formação específica, a qual possui uma carga horária que deve ser cumprida, incluindo teoria e prática.
O foco deve ser em formação e certificação. Após isso, muito estudo e dedicação às metas de seus clientes.

Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 40.000 pessoas trabalhando como coaches. Apesar de parecer um número grande, é pouco quando comparado às vagas ofertadas em cursos na área.


           Observando outras profissões, podemos ter uma melhor noção sobre quantidade. Só no Brasil, por exemplo, há cerca de 1 milhão de advogados. Mesmo sendo uma profissão tradicional, percebe-se que os cerca de 40.000 coaches para o mundo é uma proporção bem pequena.

O que faz um profissional de coach?

O coach trabalha para a sua meta ser alcançada. Dependendo do nicho de atuação desse profissional, ele se ocupará de uma determinada etapa da sua vida.
Um coach de emagrecimento, por exemplo, ajudará a atingir esse objetivo que é o peso ideal. Já o de negócios auxiliará o gestor de uma empresa a alcançar melhores resultados e fazer as mudanças necessárias.

Independentemente da área que o coach escolha para atuar, essas tarefas são essenciais para a realização do trabalho.


           Pelo fato dos coaches orientarem para o atingimento de metas, principal característica dessa carreira, eles acabam sendo muito procurados por pessoas que possuem papéis de liderança em suas profissões.

            Um bom líder precisa ter inúmeras características, mas algumas delas são tão essenciais que se sobrepõem às demais. Uma delas é o autoconhecimento profissional.


           Para ser uma boa liderança, você precisa estar consciente do seu papel, tanto na sua própria carreira quanto na de seus liderados.


           Mais do que isso, esse tipo de autoconhecimento diz respeito a quanto você conhece sobre quem é como profissional.


           Como líder, é importante ficar atento a como seus liderados o veem, de que forma você facilita que eles atinjam seus objetivos e metas, que tipo de relação estabelece com sua equipe, dentre outros aspectos.

            Muitas empresas já se deram conta de que a inteligência emocional é um componente indispensável para um funcionário, principalmente àqueles que desempenham funções de liderança.


            Uma pessoa com inteligência emocional consegue eliminar as barreiras psicológicas que bloqueiam o seu desenvolvimento. Assim, tornam-se uma versão melhor a cada vez que conseguem vencer essas limitações.

             Os profissionais de coaching não vieram roubar o espaço dos psicólogos; eles vieram ocupar um espaço que ninguém preencheu, que é o de trabalhar com pessoas que estão em busca de desenvolvimento, e que não apresentam nenhum quadro “psiquiátrico” ou “condição de vulnerabilidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com