TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENDE SOCIAL JUNTO ÁS POLÍTICAS SOCIAIS

Dissertações: A ATUAÇÃO DO ASSISTENDE SOCIAL JUNTO ÁS POLÍTICAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 10

Visão teórica sobre o Serviço Social e sua pratica junto às Políticas Sociais

O aparecimento das Políticas Sociais deu-se logo após a segunda guerra mundial com o avanço do capitalismo, com aumento e índice de pobreza e o crescimento do desemprego, agravando assim as demandas de proteção social e por maiores gastos público. As desigualdades sociais e regionais; a pobreza extrema; a grande concentração de fluxos de renda e estoques de riqueza; a insegurança no trabalho e nas ruas; as discriminações de raça, gênero e idade; a baixa qualidade dos serviços públicos, entre outros problemas relevantes da realidade social brasileira, são fenômenos inaceitáveis. No entanto, embora muito se tenha avançado na sua compreensão, ainda não é possível visualizar uma concertação de interesses que rompa rápida e estruturalmente com as mazelas econômicas e sociais que assolam o cotidiano do país.

Logo verifica-se que as Políticas Sociais criam:

Um campo especifico para o atendimento das questões oriundas dos antagonismos entre capital e trabalho, cujos objetivos incorporam o atendimento as reivindicações da classe trabalhadora, que são tratadas como carências de caráter individual (...) GUERRA, 2007 p.128.

A função que o Estado desempenha em nossa sociedade, è para atingir resultados em diversas áreas e promover o bem- estar da sociedade, Que podem Ser definidas da seguinte forma: as políticas públicas são a totalidade de ações, Metas e planos que governos (nacionais, estaduais ou Municipais) traçam para alcançar resultados da nossa sociedade.

A conjugação desses fatores produz um rápido amadurecimento teórico no Serviço Social, que iniciou ao anos 90 como uma profissão portadora de elaborações consistentes e fecundas e ampliando o seu leque de ações, necessitando, portanto, redimensionar a sua prática profissional.

Na discussão da prática profissional, é consenso que ela não se revela em si mesmo, pois somente adquire sentido na história da sociedade da qual é parte.

Destacamos o pensamento de Iamamoto que define a prática como a atividade do Assistente Social na relação com os beneficiários, os empregadores e os demais profissionais. Mas, como esta atividade é socialmente determinada, consideram-se também as condições sociais nas quais se realiza, distintas da prática

como a atividade do assistente social na relação com o usuário, os empregadores e os demais profissionais. Mas, como esta atividade é socialmente determinada, consideram-se também as condições sociais nas quais se realiza, distintas da prática e a ela externas, ainda que nela interfiram. (IAMAMOTO 2000, p. 94).

As Políticas Publicas são o resultado da competições entre diversos grupos ou segmento da sociedade que buscam defender ou garantir seus interesses com base em suas

propostas políticas apresentadas para a população durante o período eleitoral que buscam tentar realizá-las.

Nossa reflexão pontuou-se nas perspectivas atuais das políticas sociais no Brasil e, em especial, sobre as determinantes históricas que tanto, de um ponto de vista estrutural quanto conjuntural, demarcaram seu processo de evolução no conjunto das Políticas Publica Brasileiras, tomando em particular o caso de Assistência Social.

A inclusão do Assistente Social no rol das Políticas Publica, regulamente dessa mudança que descrevemos. Pela ação de grupos e movimentos sociais organizados, a reivindicação por políticas de combate á pobreza, que oferecessem resposta ás demanda da população por melhores condições de vida, que tinham por finalidade tirar os pobres das ruas.

Yazbek chama atenção para o que considera de distorções nesta área:

“seu apoio, muitas vezes, na matriz do favor, do apadrinhamento, do clientelismo e do mando, formas enraizadas na cultura política do país, sobretudo no trato com as classes subalternas (...); sua vinculação histórica com o trabalho filantrópico, voluntário e solidário dos homens em sua vida em sociedade (...); sua conformação burocratizada e inoperante, determinada pelo lugar que ocupa o social na política pública e pela escassez de recursos para a área”. (YAZBEK 1993, p. 50-51)

A política Social é própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. Nesta perspectiva, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força de trabalho.

Nesse contexto, o conjunto das políticas sociais brasileiras vive há anos sob forte empate entre duas correntes que envolvem orientações teório-metodológicas e ideológicas distintas. De um lado, reconhece-se o aumento da cobertura e do perfil redistribuído da Política Social, desde que os dispositivos infraconstitucionais da Carda de 1988 começaram a ser implementados; de outro, são atribuídas às políticas sociais e o gasto público ali comprometido as causas para inúmeros, ales da economia brasileira, deste a pífia performance econômica da ultima década até o aumento da carga.

O que pode ser observado é que as políticas públicas decorrem de demandas de segmentos da população direcionadas para o sistema político ou para a classe dominante a quem foi feita para cuidar dos problemas e necessidades mais urgentes.

Questões Sociais destacadas no filme (Mahatma Grandhi), e estabelecendo um paralelo com a realidade da Questão Social no Brasil todo o mundo, cada país ou região com suas particularidades que afeta a maior parte da população.

O filme relata a vida de Mahatma Grandhi, um homem que sofreu o preconceito. Preso por questões Políticas e Sociais, acolhida as injustiçadas, com sua sabedoria, humildade e conhecimento transformou o comportamento de uma sociedade e lutou para a pacificação de um povo, um homem com um olhar a frente do seu tempo, confiava que a humanidade poderia viver dias melhores, através do seu clamor e sua simplicidade levou a esperança como em suas palavras “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente” (M. Grandhi). Lutava contra o preconceito de um povo, pela independência, porém não trouxe a paz para a Índia, e sim o fanatismo e o ódio entre as facções hindus e muçulmanas. Um homem que ficou na historia na busca de conquistar os direitos humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com