TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO IDOSO

Monografias: : A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO IDOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  2.117 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente estudo traz à discussão do trabalho do assistente social frente à consolidação da política nacional do idoso. E teve como objetivo analisar o processo do trabalho do Assistente Social junto ao idoso nas CRAS. (Centro de Referência da Assistência Social).

Este trabalho tem por objetivo especifico mostrar a grande importância da atuação do Assistente Social com os direitos dos Idosos. Tem por objetivo também discutir a questão do Serviço Social na prática com o idoso, tecendo considerações importantes a cerca do mesmo, enquanto um ser social de direitos, fazendo nexo com a prática do Serviço Social enquanto profissão, numa visão transformadora e crítica da realidade social e a compreensão do fenômeno do envelhecimento em função do aumento acentuado da expectativa de vida da população como um todo. Nosso maior interesse ao atendimento do Idoso objetivou- se pelos os índices de mortalidade no Brasil, pois eles diminuíram e à medida que há maior expectativa de vida, ao se observar este grupo, percebe-se um aumento nesta faixa etária, segundo o IBGE em 1980 tinham 16 idosos para cada 100 crianças, em 2000 esta relação aumentou de 30 crianças para 100 idosos, praticamente dobrando em 20 anos, demonstra que as pessoas estão vivendo mais, levando o governo a adotar medidas sociais para atender esta população idosa, como atendimento preferencial em Postos de Saúde e Hospitais Municipais. (IBGE 2000).

MARCO TEÓRICO

O País sofreu um grande avanço legislativo com o surgimento do Estatuto do Idoso. Em 1994, com o objetivo de atender a este segmento da população, foi instituída a Política Nacional do Idoso pela (Lei nº 8.842, de 04-01-1994), que define os princípios e diretrizes que asseguram os direitos sociais do idoso e as condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Tal Política é coordenada pelo Ministério da Previdência e Assistência Social, por intermédio da Secretaria da Assistência Social. (Estatuto do Idoso 2003).

A primeira iniciativa em nível Federal ocorrida no País em favor dos idosos foi no ano de 1974, através da criação da Renda Mensal Vitalícia, que garantia um benefício correspondente a meio salário mínimo àquelas pessoas que não recebiam nenhum tipo de benefício da Previdência Social e nem dispunham de nenhuma outra forma de subsistência.

Conforme estabelece a Política Nacional do Idoso, em seu Art. 2º, “considera-se idoso, para os efeitos da Lei: a pessoa mais de sessenta anos de idade”. A velhice geral é uma fase natural da vida dos seres humanos.

No CRAS o papel do assistente social é o de representar a instituição, no que tange sua organização, articulação das políticas públicas e investigação, por esse motivo à figura do mesmo é fundamental no gerenciamento das políticas sociais.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua presença nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O CRAS oferece aos idosos espaço de convivência, com a garantia de acessibilidade, e o objetivo de promoção de autoconhecimento quando a condição de vida, a relação familiar é de vizinhança favorecendo um processo de envelhecimento ativo e saudável, a motivação para novos projetos de vida e a prevenção do isolamentos e ao asila mento. As atividades incluem o conhecimento, promoção e defesa intergeracionais que valorizem conhecimentos e experiências e potencialidades para o exercício do protagonismo social. (PNAS, 2004, p.37)

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com