TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aultura Brasileira

Exames: A Aultura Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

A Cultura Brasileira

O Brasil é o país com a população mais miscigenada do planeta. Com espaço para as mais diversas religiões, crenças, simbologias, culinária, costumes e diversas outras manifestações culturais, o país possui, dentre tantas riquezas, alguns de seus bens reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A consequência dessa diversidade é um caldeirão onde tudo se mistura: música caipira, danças europeias, ritos da capoeira, cantos indígenas, batida do maracatu, a malandragem do samba, o barulho das guitarras roqueiras, o artesanato indígena, quadros de artistas contemporâneos, pessankas ucranianas (ovos decorados), sandálias nordestinas e tantos outros produtos e traços do tão diversificado povo brasileiro.

Da mesma forma, obras arquitetônicas de estilos que vão do Barroco ao Pós-moderno se unem a um imenso número de obras literárias, teatrais e cinematográficas ampliando ainda mais as ricas manifestações da cultura nacional.

Culturas e Misturas

O Brasil é conhecido por ser um país multicultural. Não existe um padrão físico que determine e caracterize o brasileiro, assim como não existe uma cultura padrão em todas as cidades e estados. E isso tem origem histórica, já que o Brasil foi primeiramente habitado por índios, que mais tarde se juntaram aos colonizadores europeus e seus escravos africanos. Vários fenótipos e culturas diferentes entre si, que hoje formam a nossa diversidade cultural e racial. Era de se esperar que o povo brasileiro soubesse ver as diferenças como algo natural e aceitável. Porém, problemas como preconceito e discriminação estão presentes em nossa sociedade, e levaria algum tempo até que todos aprendessem a respeitar as diferenças. Na verdade, vivemos a cultura do individualismo, onde aquilo que é diferente do que eu conheço não é algo normal ou aceitável, e isso dá margem para julgamentos e até mesmo atitudes agressivas dos mais conservadores. Depende de cada um de nós aceitar o desafio de conviver bem com aquilo que não nos é comum.

A diversidade cultural é algo fascinante. Cada pessoa tem uma história de vida, um motivo para estar onde está e ser como é. Vale muito a pena ouvir e aprender sobre as culturas diferentes, porque isso enriquece a nossa própria maneira de viver e ver as coisas. Nós deveríamos parar de julgar as pessoas pelo que elas aparentam ser - e até mesmo pelo que elas são. Não cabe a nós decidir quem é melhor ou pior em qualquer aspecto. Somos todos iguais, afinal. Corações batendo, turbilhões de emoções, olhos buscando algo familiar em meio a multidão, bocas que falam daquilo que sabem (e do que não sabem), e todos querendo ser aceitos, acolhidos, nesse mundo tão diferente e tão igual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com