TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aventura Antropológica

Por:   •  10/9/2018  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

Obra Fichada (ABNT): DURHAM, Eunice R. A Aventura Antropológica. Teoria e pesquisa. CARDOSO, Ruth. C. L. (Org.). Antropologia Social: Paz e Terra, 1986. p. 17-37.

Objetivos

O objetivo do texto é desnaturalizar, discutir, dimensões da memória alimentar, muitas vezes lida como parte da tradição alimentar, de grupos sociais ou pessoas.

Partindo da distinção entre memória “de” e memória “para”, a autora analisa alguns casos-chave, a partir das quais práticas prescritivas ou proscritivas sobre a memória alimentar.

Metodologia Utilizada

Autora: Eunice R Durham (UnB)

Texto: A Aventura Antropológica. Teoria e pesquisa.

O tipo de pesquisa utilizados foram: a pesquisa bibliográfica e estudos de caso;

Pág.        Principais Conceitos

20:        Funcionalismo: refere-se a como grupos redes sociais lembrem, esquecem ou readquiram conhecimento do passado social;

20         Sociologismo britânico:

20        Culturalismo americano: surge na década de 1930 e estabeleceu o método comparativo e a formação de padrões culturais, a partir dos quais é possível apreender as leis no desenvolvimento das culturas. O principal representante foi Franz Boas (“Os objetivos da etnologia” - 1888; “Raça, Língua e Cultura” - 1940).

20        Estruturalismo

30        Homo Hierarchicus: as castas nos ensinam um princípio social fundamental, a hierarquia, cujo oposto foi apropriado por nós, modernos, mas que é interessante para se compreender a natureza, os limites e as condições de realização do igualitarismo moral e político ao qual estamos vinculados. É impossível compreender uma, enquanto a outra- ideologia moderna- for tomada como verdade universal, não só enquanto moral e político \u2013 o que constitui uma profissão de fé indiscutível -, mas também como expressão adequada da vida social, o que é um julgamento ingênuo.

        Principais Argumentos

18        A sociologia e a ciência política têm passado por uma revisão crítica dos pressupostos teóricos e metodológicos quanto da própria concepção da sociedade brasileira construída no passado;

19        Propõe uma reflexão crítica sobre o conjunto da produção antropológica recente no Brasil.

25        A partir da perspectiva do estruturalismo, a antropologia realocou a importância da dimensão simbólica e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com