TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS – A REALIDADE LOCAL

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ANA CLÁUDIA FANINI DOURADINHO,ELIANE DE ALMEIDA S. SOARES

        A COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS – A REALIDADE LOCAL              

Cuiabá[pic 6]

2012

[pic 7]        ANA CLÁUDIA FANINI DOURADINHO, ELIANE DE ALMEIDA S. SOARES

        FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL IV, ÉTICA E LEGISLAÇÃO, POLÍTICAS SOCIAIS I, OFICINA DE FORMAÇÃO-INSTRUMENTALIDADE DO SSOC:

A compreensão e aplicação do Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro junto as Políticas Sociais – A realidade local.

Trabalho sobre A compreensão e aplicação do Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro junto as Políticas Sociais – A realidade local.

Professor: Paulo Aragão

Professora: Clarice da Luz Kernkamp

Professora: Amanda Bozza

Cuiabá 2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 O HOMEM DE VOCAÇÃO POLÍTICA......................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................9

        

Cuiabá

2012


INTRODUÇAO

 

             

É muito recente o debate sobre o que vem sendo denominado de  projeto ético-político do Serviço Social. O caráter relativamente novo desta discussão revela-se claramente na escassa documentação sobre o tema.

Esse desconhecimento do Projeto ético-político pela categoria pode ser justificado pela precoce inserção do tema no debate do Serviço Social e, ainda (e em consequência disso), pelo pouca produção de conhecimentos acerca do tópico. Pode-se dizer que este relativo desconhecimento não eliminou a incorporação do projeto entre a categoria dos assistentes sociais. Ao contrário, é inegável que traços dele estão presentes no cotidiano dos assistentes sociais que o operam nas diversas situações profissionais. 

Mas, afinal, o que é o Projeto ético-político profissional do Serviço Social? Trata-se de uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos em torno de uma determinada valoração ética que está intimamente vinculada a determinados projetos societários presentes na sociedade que se relacionam com os diversos projetos coletivos (profissionais ou não) em disputa na mesma sociedade. 

E justamento o objetivo deste trabalho é proporcionar o aprofundamento e reflexão sobre o Projeto Ético-Político e suas implicações ético-teóricas-metodológicas na profissão.  Com o intuito de desenvolvermos um estudo investigativo para analisarmos como os Assistentes Sociais materializam o Projeto ético-político do Serviço Social no trabalho realizado no âmbito das políticas públicas, com vistas a contribuir com subsídios para o fortalecimento deste projeto coletivo.

Caracterização e Histórico do serviço

Este texto trata-se de uma contextualização do campo onde foi realizada uma pesquisa com uma entrevista a uma assistente social.

  A Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado de Mato Grosso localiza-se na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920, no Centro Político Administrativo de Cuiabá. A associação foi fundada em 30 de maio de 1990, a APDM é uma instituição de primeiras damas, porém, voltada para o desenvolvimento humano nos municípios. A entidade não faz política de governo, mas fomenta, articula e busca canais para que os municípios tenham recursos, projetos e programas direcionados para o setor, visando apoiar, qualificar, subsidiar, promover, incentivar eventos e ações com a efetiva participação das primeiras damas, nas ações do estado e municípios.  Apresenta valores que vai de encontro com o compromisso com o desenvolvimento social e a ética, apresentando uma gestão compartilhada, senso de equipe e transparência, postura suprapartidária, responsabilidade com os compromissos assumidos, flexibilidade para promover mudanças, valorização da equipe técnica pela competência. Apresenta como área de atuação dos seus projetos a primeira infância, a criança, o adolescente, o idoso, a família e o agente social.

Seu quadro de funcionários é composto por uma assistente social, uma consultora social, uma auxiliar contábil, uma contadora, um auxiliar administrativo, um auxiliar jornalístico e quatro estagiários.

A Associação das Primeiras Damas do Estado, hoje, é reconhecida no Estado como atuante na defesa das questões sociais, com atuação política, técnica e operacional efetiva, quebrou o paradigma de uma associação de aglomeração de interesses “meramente feminino”, e dessa forma, conquistou espaço e credibilidade.

 A associação atua no fortalecimento e defesa dos municípios e da Política de Assistência Social, contribuindo para construção de um novo paradigma de gestão social nos municípios e incentivando a participação política das Primeiras Damas e/ ou gestores. É de grande relevância ressaltar que a referida Associação enquanto defensora da Assistência Social representa de forma abrangente as gestoras e gestores que não sejam, necessariamente, as Primeiras Damas.

Desde seu surgimento, foi somente no ano de 2008 que houve uma mudança estatutária importante onde houve abertura da associação nas ações voltadas as políticas públicas de assistência social. Segundo relato da Assistente Social, local no início era encontro das Primeiras Damas para tomar “chazinho” no final da tarde, fato este que nos remete as ações entendidas como social na época de Getúlio Vargas.                                          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com