TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO JUNTO AS POLÍTICAS PUBLICAS

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

DIVINA GLENIA MOURA RODRIGUES

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................................................5

2 -DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5

3-ENTREVISTA COM O ASSISTENTE SOCIAL .......................................................6

4- CONCLUSÃO..........................................................................................................8

5-REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

ANEXOS....................................................................................................................11

1- INTRODUÇÃO

        

        O presente Projeto Ético Político foi desenvolvido no município de Gurupi-Tocantins e trata-se de um texto informativo para assim estabelecer interesses de diferentes grupos sociais e tem como finalidade mostrar as preocupações que estão ocorrendo atualmente em função de uma posição coletiva que pressupõe a construção de uma nova ordem societária, sem dominação ou exploração de classe, etnia e gênero.

        A pesquisa ocorreu na Vara Especializada no Combate a Violência Doméstica contra a mulher de Gurupi-to, fundada em agosto de 2010.

        É importante ressaltar que, para aprender o processo de organização política do serviço social no Brasil, é fundamental resgatar a respectiva contextualização histórica na qual a profissão surgiu e consolidou ao longo de sua trajetória. Para tanto, torna-se imprescindível considerar a dinâmica social moderna em sua complexidade contemplando um conjunto de mediações que se articulam a partir da luta dos trabalhadores.

2- DESENVOLVIMENTO

A pesquisa ocorreu município de Gurupi-Tocantins, na Vara Especializada no Combate a Violência Doméstica contra a mulher, fundada em agosto de 2010, detectou-se que, teve um grande avanço junto às políticas sociais, visto que, o serviço social busca no positivismo, o amadurecimento do projeto ético político, tornando-se de fundamental importância. As evidencias foram buscada na fala da assistente social entrevistada acerca do seu contexto, da capacidade de analisá-la e fazer as devidas mediações com referencial teórico, metodológico e com o projeto ético político profissional, construído e defendido por essa categoria fazendo o intercambio entre os fundamentos e as concepções que surgem no decorrer da elaboração e utilização dos instrumentos técnico operativos no exercício profissional.

        Através do projeto ético político materializado no código de ética do assistente social que se consolidou a interface entre usuário e profissional, é viável, pois tem uma pratica interventiva na efetivação dos direitos do usuário e não mais na emergência da profissão, antes entendida como ações de caridade para a profissão. O projeto ético político foi fundamental para o fortalecimento de grandes conquistas, servindo de certa forma para a construção de um novo perfil profissional, onde as práticas tradicionais foram transformadas e revistas e surgindo novos campos de intervenção, foi emerso devido às conquistas dos direitos cívicos e sociais.

        Atualmente, a ocorrência de mudanças é cada vez mais freqüente e rápida em todos os aspectos, podemos ver inúmeras mudanças e evoluções que só favorecem aos necessitados, porem, em diversos casos vê também o descaso por parte dos governantes, que acabam deixando a desejar, além de equipamentos desenvolvidos, a estrutura física dos órgãos de saúde. Durante o desenvolvimento do presente projeto, serão relatadas as atividades desenvolvidas em campo, sendo elas de quaisquer situações, sem omitir as irregularidades observadas para que desta forma, os representantes legais tomem as decisões cabíveis de regularização do local, podendo assim, contribuir para uma melhor sociedade.

3-ENTREVISTA COM O ASSISTENTE SOCIAL

A – CARACTERIZAÇÃO SERVIÇO

  1. IDENTIFICAÇÃO:

  • Nome da Instituição: Vara Especializada no Combate a Violência Doméstica contra a Mulher de Gurupi-To.
  • Endereço: Rua Senador Pedro Ludovico, nº 1462- Centro.
  • Natureza: O órgão do Governo Estadual
  • Quais ações desenvolvidas: Atendimento individualizado e grupal, visita domiciliares, acompanhamento familiar, atividades sócio educativas.
  • Números de funcionários: Compõe de 10 funcionários sendo 2 assistentes sociais.

B- HISTÓRICO DO SURGIMENTO DESTE SERVIÇO:

  • Ano de fundação: Em 05 de Agosto de 2010. Atua precisamente no atendimento ás vitimas agressores e seus familiares no combate à violência doméstica enquadrados na Lei Maria da Penha. Durante a operacionalização dos serviços prestados não houve mudanças, pois se segue o que está na Lei. Atende atualmente 110 casos por mês.

  • Tece seus comentários sobre o Projeto Ético-Político do serviço Social
  • Entende-se que algumas reflexões a cerca do projeto está no debate sobre a ética do Serviço Social que delineia no processo de maturidade teórico-metodológica que nos anos 1980 marcou a ruptura do Serviço Social da perspectiva conservadora. È a partir de1990 que a ética assume centralidade na formação profissional e, portanto se propicia um momento importante do desenvolvimento do serviço Social no Brasil, especialmente vincado pelo enfrentamento e pela denuncia do conservadorismo profissional. È nesse processo de recusa e critica que se encontram as raízes de um novo projeto, sendo precisamente a base do que se está denominado de Projeto ético-polìtico da profissão. A materialização desse projeto entende-se, sobretudo a incorporação de valores comprometidos com uma sociedade que busca a emancipação dos direitos e dos sujeitos por parte dos futuros profissionais.
  • Relate como é aplicado o Projeto Ético-Político do Serviço Social nas ações cotidianas desse profissional junto à organização?
  • Segundo a linha do projeto ético-político, a formação profissional estará atentando-se para a importância da dimensão ético-política da competência profissional ligada às competências teórico-metodológicas e técnico-operativa. È a partir do desenvolvimento dessas competências profissionais que o assistente social poderá em seu cotidiano de trabalho dar respostas com eficácia às demandas sociais. A eficácia da intervenção profissional dependerá, sobretudo de uma formação voltada para o exercício dos valores éticos preconizados no código de ética do assistente social, pois essas atitudes se expressam no seu cotidiano e na sua relação com os seus usuários. É preciso destacar que, no que tange a formação profissional, os campos de estágios se constituem em importantes espaços para a realização de reflexão de ética e que orientam esta formação. Esse momento oportuniza pensar em estratégias profissionais, identificando escolhas do certo e errado, sendo orientados por juízo de valores éticos traduzidos em atitudes no cotidiano profissional do Serviço Social, fundamentadas no Projeto ético-Político.
  • Na concepção do profissional, quais desafios para a profissão na contemporaneidade?
  • Diante da ação do assistente social na atualidade, tem-se determinados desafios que são enfrentados cotidianamente, definidos primeiramente no enfrentamento das questões sociais e que não dependem exclusivamente do profissional, mas das ações de outros setores e de outros profissionais. Nesta perspectiva, conseqüentemente o outro desafio a ser apresentado é buscar para a profissão, um profissional que saiba ter atitudes fundamentadas nos princípios éticos voltados para a humildade, respeito e compromisso.

4-CONCLUSÃO

        A investigação do processo de execução da política do assistente social é uma medida importante do Sistema único de assistência Social, capaz de analisar, avaliar e construir conhecimentos sobre a ética para avaliar os impactos da política do assistente social na vida dos cidadãos.

        A política social ao ter por fundamento o trabalho, garante o acesso aos direitos sociais sem intermediários. Assim, a política social tem regras claras que só podem ser mudadas mediante novo consenso social entre os agentes políticos, significando assim que, a política social não se subordina aos ditames da economia, mas, sim, às necessidades da classe trabalhadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com