TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Trabalho Escolar: A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

- Palavras chave: comunicação e saúde, interdisciplinaridade, promoção da saúde, vigilância sanitária, propaganda de medicamentos.

1-Comunicação e Saúde: Interdisciplinaridade entre dois compôs

Interdisciplinaridade é a integração que vai gerar algo novo. Tem sido usada para resolver questões complexas, as quais não poderiam ser solucionadas por uma única especialidade. É por isso que ouve uma discussão para formação do campo Comunicação e Saúde.

A interdisciplinaridade entre Comunicação e Saúde é uma alternativa para se enfrentar a adversidades na saúde. A preocupação com a propaganda de medicamentos está sendo trabalhada sob uma perspectiva interdisciplinar.

2-Propaganda de medicamentos: risco sanitário

O Brasil é um dos maiores consumidores de medicamentos do mundo. A indústria farmacêutica teve um aumento mundial. Em uma sociedade consumista junto com propagandas que anunciam medicamentos milagrosos, eles se tornam alvo de interesse e desejo das pessoas.

Medicamento é uma droga lícita, e diante deste grave problema a organização de saúde está diante de um grave problema, como evitar propagandas desonestas e como informar às pessoas que o consumo errado de alguns medicamentos pode causar danos à saúde?

2.1-A legislação brasileira

A propaganda é uma ferramenta legítima para divulgar produtos, conceitos e ideias, não ultrapassando os limites éticos. O meio de comunicação têm dois papéis o de vender o produto e a função de educar.

Os órgãos competentes começaram a combater informações erradas e irregulares. No séc. passado foi quando começou as primeiras restrições. Foi na década de 80 que houve a implantação da vigilância sanitária em território nacional, mas só em 1999 é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA ) criou um regulamento específico para fiscalização e divulgação de produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Hoje, a ANVISA é a maior das agências reguladoras do país.

3-O papel social do rádio

O rádio tem um papel social a cumprir. O rádio pode contribuir para melhorar a cultura, a saúde e a educação no Brasil, dando as pessoas uma qualidade de vida melhor, a função do rádio é servir a população que atingem. Transmitir informações erradas ou enganosas descumpre com seu caráter público.

Há muitas propagandas de medicamentos veiculadas no rádio que infringem a legislação brasileira. Devido ao radialista criar fortes vínculos com seu público, ele deve tomar cuidado com as declarações que faz sobre um determinado produto, especialmente quando esse apresenta risco à saúde do consumidor.

4-A promoção da saúde pelas ondas do rádio: uma proposta interdisciplinar

Em 2009, o projeto Educanvisa, realizou dois seminários para radialistas para conscientizá-los sobre a importância do rádio como meio de informação e promoção da saúde.

A proposta dos seminários era de alertar os profissionais sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com