TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE E SUAS DIRETRIZES

Exames: A CONTABILIDADE E SUAS DIRETRIZES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  4.402 Palavras (18 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 18

. INTRODUÇÃO

A importância da contabilidade é visível nas grandes e pequenas empresas, é através dela que o administrador sabe a real situação da empresa se tratando de lucros e prejuízos. De uma forma mais prática, podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si, cujo faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial.

Segundo Fayol administrador (1994, p. 25) a contabilidade “deve revelar, a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa.”

O estudo mais aprofundado do que venha a ser a contabilidade, sua importâcia na gestão das empresas, vem mostrar que a contabilidade não se limita somente a lançamentos contábeis, debitando ou creditando: É necessário comprender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas, e financeiras em âmbito nacional e internacional nos diferentes modelos de organização.

A utilização do Código Cívil, enquanto lei geral, é uma ferramenta muito antiga. Ela serve de base à sociedade para ser administrada com respeito e igualdade para todos. Em conseqüência das grandes transformações na sociedade, sob diversos e relevantes aspectos, temos que ter uma base de parâmetros de acordo com a nossa realidade. Assim se deu o projeto de mudança do Código Civil, até mesmo pela complexidade e subjetividade trazida, em vários momentos, pelo código de 1916.

Dentre as várias modificações, observou-se na esfera contábil que o novo código trouxe melhorias, tanto em matéria de aplicação contábil, conceitos e princípios, como de responsabilidades. No âmbito cívil, temos a responsabilidade do profissional contábil como objetivo central deste trabalho, os casos em que há indenização independente de culpa do agente. Os índices de fraudes dentro das organizações obrigam esses profissionais a assumir esta discussão. A apresentação do novo código cívil torna bastante oportuna a reflexão e a avaliação das mudanças que repercutirão no dia-a-dia de todos os cidadãos brasileiros, principalmente na rotina dos profissionais da área contábil.

A matemática ferramenta importante e indispensável nas organizações, bastante ultilizada nas informações apuradas pelo profissional contábil juntamente com o administrador.

2.1. A Contabilidade nas Empresas, seu Objeto e Objetivo.

De acordo com D’Áuria (apud PADOVEZE, 2000, p.49)

“ Como a ciência que estuda e prática as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.”

Para Hendriksen (apud PADOVEZE, 2000, P.49)

“A contabilidade é um processo de comunicação de informação econômicas para propósitos de tomadas de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

Observa-se que enquanto o primeiro evidência o controle patrimonial, o segundo evidência a informação.

A finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais. É o objeto principal da contabilidade o patrimônio das entidades . Através desse controle de informações sobre o patrimônio, a contabilidade influência diretamente nas tomadas de decisões das empresas, juntamente com o administrador. As informações fornecidas pela contabilidade, além de interessar aos administradores, finteressam ainda aos fornecedores, aos concorrentes, aos bancos, ao governo, cada usuário utiliza as informações contábeis para analisar a situação patrimonial da empresa.

2.1.2. Escrituração Contábil

Conforme os fundamentos que norteiam a ciência, comporta reavivar que no atual estágio de globalização da economia, o processo da escrituração mercantil, a transformação dos dados em informações e os relatórios da contabilidade se apresentam indissociáveis da moderna gestão empresarial. Nessa mesma linha conclusiva, vale destacar que, qualquer tipo de empresa, independente do porte ou da tipicidade jurídica, necessita de escrituração contábil, ainda que de forma simplificada, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os negócios, sob pena de naufrágio a qualquer momento e lugar; sua ausência indica a falta de vetores e de coordenação instrutiva.

Entretanto, fazer contabilidade dentro dos preceitos não se trata, exclusivamente, de necessidade gerencial, fato que já se prestaria como importante justificativa. A escrituração contábil, ainda que de forma simplificada, e as demonstrações contábeis dela decorrentes estão arroladas como exigências ou atribuições que devem ser satisfeitas pelos contabilistas em atendimento aos diversos dispositivos da legislação de regência, sob pena de punição e responsabilidade profissionais.

2.1.3. Demostrações Contábeis

Afim de atender usuários da informação contábil, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis (também usualmente denominada "demonstrações financeiras") de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos.O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses. A DRE evidência a formação de lucro ou prejuízo do exercício social mediante a confrontação das receitas e das despesas incorridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com