TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Histórica Política No Brasil.

Pesquisas Acadêmicas: A Construção Histórica Política No Brasil.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Hellen Abreu

A Construção Histórica Política no Brasil.

A Construção Histórica Política no Brasil.

Trabalho Apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR Universidade Norte do Paraná. Para as Disciplinas: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV; Direito e legislação Social; Políticas Sociais I.

VI Semestre

Profs: Paulo Sergio Aragão; Jossan Batistute; Maria Lucimar Pereira

Teixeira de Freitas

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho, baseado no conceito de Políticas Sociais brasileiras, abordará um assunto de extrema importância para o marco em nossa sociedade. Falaremos de uma construção histórica e política do nosso país na década de 80 e 90, que graça a força e garra dos cidadãos brasileiros, podemos dizer que temos um pais com mais direitos garantidos.

2 DESENVOLVIMENTO

As políticas sociais no Brasil estão relacionadasdiretamente a situação vivenciada pelo país nos seguintes níveis econômico, político e social.Em alguns momentos essas políticas são vistas como mecanismos de manutenção da força de trabalho, em outras como conquistas dos trabalhadores, ou como doação das classes dominantes, e ainda como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão brasileiro.

Não podemos definir um período específico do surgimento das primeiras identificações de políticas sociais, até mesmo porque, como processo social, elas se originam na junção dos movimentos de ascensão do capitalismo com a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção do Estado. Sua origem relaciona-se aos movimentos de massa socialmente democratas e à formação dos estados-nação na Europa Ocidental do final do século XIX, porém sua generalização situa-se na transição do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, após a Segunda Guerra Mundial.

Nesse Processo histórico a Política Social brasileira vai encontrar na Constituição de 1988 uma inovação: a definição de um sistema Seguridade Social para o país, colocando como desafio a construção de Seguridade Social universal, solidária,democrática e sob a primazia da responsabilidade do Estado. A SeguridadeSocial brasileira por definição constitucional é integrado pelas políticas de Saúde, Previdência Social e Assistência Social, com isso supõe que os cidadãos tenham acesso a um conjunto de certezas a segurança, que reduza ou previnam situações de risco e de vulnerabilidade sociais.

É a partir dai que o Estado envolve-se processivamente nessa abordagem publica da questão social, criando novos mecanismos de intervenções nas relações sociais como legislações laborais, e outros esquemas de proteção social. Segundo Robert Castel, afirma que ´´ é a partir desse conhecimento, que se constitui a moderna Seguridade Social.``

Foi assim que na década de 80, culminou no pais uma grande revolução, onde a classe menos favorecida, resolveu unir suas forças para irem em busca de seus direitos, seja na saúde, educação e previdências social, os trabalhadores de saúde , começaram a se movimentarem especialmente através das organizações sindicais. Foi a partir desse período que começou a luta pela construção de Políticas Sociais, o fortalecimento e a organização da classe trabalhadora foram determinantes para a mudança da natureza do Estado liberal no final do século XIX, porém os ganhos sociais e políticos obtidos foram mais precisamente no século XX pelos trabalhadores.Dentre tantas reivindicações, essa busca pela emancipação humana consistia na garantia do direito ao voto, de organização e a formação de sindicatos e partidos, liberdade de expressão e manifestação e de ampliação dos direitos sociais. Esses movimentos foram se intensificando e se fortalecendo cada vez mais...

E assim o país continuou enfrento grandes mudanças no que se refere à ação social do Estado, è também nesse período que acontece na VIII Conferencia Nacional de Saúde a Reforma Sanitária brasileira. A Reforma Sanitária é um processo modernizador e democratizante de transformações politico-juridico, politico-institucional e politico-operativo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com