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A Construção Social Da Sociedade

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Por:   •  19/3/2014  •  4.543 Palavras (19 Páginas)  •  403 Visualizações

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ETAPA 1

A construção social da realidade – P. Berger & T. Luckmann”

Passo 1

Os fundamentos do conhecimento na vida cotidiana.

a) Intencionalidade da consciência

A consciência se dirige sempre para objetos (físicos ou interiores) de forma intencional.

b) Os diferentes níveis da realidade– exemplo: a transição do sonho para o despertar.

c) A realidade predominante - a vida cotidiana

é determinada e simbolicamente ordenada pela linguagem;

A consciência experimenta a vida cotidiana em graus diferentes de aproximação e distância.

d) A intersubjetividade da realidade

A realidade existe para várias consciências ao mesmo tempo;

A existência de conceitos e significados nessa realidade torna-se compreensível para um conhecimento comum a várias consciências ;

As perspectivas pessoais acerca dessa realidade divergem de uma consciência para a outra.

e) A imposição da realidade da vida cotidiana

impõe a

si mesma, isto é, ela é independente da consciência que a atinge;

Esta realidade afirma-se perante a consciência como real, ou seja, existente de fato;

A consciência é envolvida numa rotina dentro da vida cotidiana;

f) As realidades secundárias

A consciência, apesar de envolvida numa só realidade, se insere em categorias se impõem à consciência, comportamentos e experiências conferindo um conteúdo comum a todos os indivíduos.

A grande importância da linguagem

A linguagem, apesar de estar relacionada com o contexto social, superior a dimensão espacial, temporal e social da realidade;

A linguagem torna presente realidade que estão ausentes do presente e do espaço ocupado por uma consciência;

As diferentes esferas da realidade são abordadas por sistemas de linguagem simbólica - arte, filosofia, ciência, religião, etc. -que afloram regiões inalcançáveis à experiência cotidiana.

A objetivação lingüística

A linguagem qualifica os objetos e ordena as experiências sociais mediante o seu campo específico;

A objetivação lingüística permite conservar e acumular experiências que representam um acrescentamento ao conhecimento comum da vida quotidiana;

O conhecimento receitado procura dar respostas às questões práticas da vida corrente.

O capital social do conhecimento

O conhecimento diferencia a realidade de acordo com o envolvimento de um sujeito na sua área de ocupação específica ou geral;

A rotina da vida cotidiana é tipificada em esquemas resultantes das experiências sociais e naturais;

As conveniências do conhecimento e a sua distribuição social

O conhecimento é determinado por estruturas da consciência relativamente a interesses objetivos;

Os indivíduos se cruzam na sociedade em função destas conveniências - médico/ /paciente, advogado/cliente;

Outros níveis ou campos finitos dessa realidade;

A atenção se foca num aspecto particular e como que entra noutro mundo - ex. cinema, teatro, sonhos;

A consciência retorna sempre à realidade predominante.

g) A estrutura espaço-temporal do real

Em termos de espaço, o fato mais relevante é a inter-relação social entre as várias consciências;

A estrutura temporal articula-se em tempo universal, estabelecido socialmente no calendário humano, e o tempo interior e subjetivo de uma consciência.

2.2) A interação social na vida cotidiana

O relacionamento social;

O face a face com o outro é a principal forma de relacionamento social, em que duas consciências se apreendem mutuamente através de uma reciprocidade de expressões subjetivas;

A presença do outro é uma realidade que se impõe por si mesma e é continuamente acessível a uma consciência;

As formas de relacionamento consistem em esquemas - vendedor/comprador, aluno/professor;

O interesse e a intimidade

Determinam o grau de anonimato ou proximidade da relação entre consciências, podendo essa relação ser tipificada em termos abstratos - "opinião pública" - ou de ação recíproca face a face - o circulo interior de uma pessoa;

A estrutura social corresponde ao conjunto de relações tipificadas da vida cotidiana, bem como à relação estabelecida entre os contemporâneos, seus antepassados e os seus sucessores.

2.3) A linguagem e o conhecimento na vida cotidiana

A objetivação da expressividade humana

As atitudes subjetivas de uma consciência podem ser expressas diretamente na relação face a face - ex. quando alguém exterioriza um comportamento agressivo - ou indiretamente através da objetivação desse sentimento por meio de um produto da atividade humana - ex. uma faca é um indício de intenção subjetiva violenta;

Os sinais e os sistemas de sinais

Podem simbolizar um determinado tipo de sentimento, sem estar relacionados com a intenção do sujeito, ou então, expressar concretamente uma intenção subjetiva-linguagem;

Numa conversa entre duas consciências, estas subjetividades se tornam reciprocamente acessíveis;

A objetivação lingüística é a principal forma de apreensão de uma consciência por outra,

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