TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custo

Por:   •  31/3/2019  •  Abstract  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 5 – Valorização dos Estoques de Acordo com Normas Contábeis.

        O CPC 16 – Estoques, estabelece o tratamento contábil para os estoques.

        Estoques estão definidos como bens e produtos, acabados ou em processo, que sejam destinados à venda, são reconhecidos no memento em que a entidade assume seus riscos e benefícios. Existem algumas exceções a aplicação dessa norma, sendo elas abordadas em outros pronunciamentos, como produtos agrícolas, florestais e minerais.

        A mensuração é feita pelo menor valor entre custo e o valor realizável líquido, que é o preço estimado de venda, deduzidos os custos e outros gastos. Junto ao custo de aquisição deve ser incluído impostos sobre vendas que não sejam recuperáveis e custos financeiros embutidos em compras a prazo. Os custos de transformação incluem os custos diretamente ligados a produção e os indiretos, fixos e variáveis envolvidos na transformação dos materiais.

        Em caso de produção conjunta em que não é possível uma separação exata dos custos, eles devem ser distribuídos de forma racional e consistente, definido pela empresa.

        Para a valoração dos estoques, geralmente é utilizado o método PEPS ou custo médio ponderado. No primeiro se pressupõe que os primeiros itens a entrar o estoque sejam os primeiros a sair, já o segundo se baseia em uma média ponderada de itens semelhantes em determinadas circunstancias. O estoque não deve ser escriturado por um valor maior do que se espera que seja efetivamente realizável, portanto deve ser reduzido para o seu valor realizável líquido e pode ser eventualmente revertido caso a situação mude novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com