TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dependência Quimica

Trabalho Escolar: A Dependência Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

A dependência química

Um indivíduo é considerado dependente químico quando faz uso de qualquer substância psicoativa que altere o comportamento e que possa causar dependência como, por exemplo, o álcool, maconha, cocaína, crack, medicamentos, calmantes etc. A dependência é visível quando a pessoa passa a sentir que a droga é tão necessária em sua vida quanto alimento, água, repouso ou segurança.

Uma das drogas mais comercializadas atualmente no Brasil é o crack por seu preço mais acessível e pela eficiência da atuação no organismo.

O crack é uma droga feita da mistura da cocaína com o bicarbonato de sódio, causando no usuário euforia, confiança, paranoia, perda de apetite, insônia, alegria, aumento da energia, e desejo por mais crack. Fumada na forma de crack, a droga chega ao cérebro mais depressa do que quando é injetada na veia, porque não perde tempo na circulação venosa, cai direto no pulmão. Do cachimbo ao cérebro, leva no máximo 10 segundos.

Porém, a cocaína não é tão aditiva como muitos pensam, se o usuário não tiver acesso a ela, aos lugares em que é frequentemente utilizada, nem aos companheiros sob o efeito dela, nada acontece. Ao contrário, a simples visão da droga faz disparar o coração, e causa o desespero.

Muitos são os objetivos de pôr fim às drogas, mas algo recentemente abordado pela mídia foi a tentativa de combate aocrack com o fim da cracolândia. Porém não será a repressão com o uso da força que extinguirá o uso do crack; o tratamento e a recuperação são lentos e deve ser feito por meio de unidades terapêuticas e acompanhamento ambulatorial.

Ao observar a cracolândia é possível notar que o usuário que ali se encontra nada mais é do que um escravo da droga, nele não existe nenhum outro desejo a não ser buscar meios para conseguir a próxima pedra de crack.

Admitir a derrota para a droga é o começo para poder deixá-la, mas muitos indivíduos não conseguem admitir isso sozinhos sem o apoio de um profissional.

Relação dependente x Assistente Social

O profissional do Serviço Social tem como função criar campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação. Ele trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Em empresas, realiza campanhas de segurança no trabalho e acompanha funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade. No geral, o Assistente Social trabalha no planejamento e execução de políticas públicas e deprogramas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade.

Nos atendimentos específicos com dependentes químicos o Assistente Social é de fundamental importância e pode atuar de diversas maneiras para com estes; através de triagens, encaminhamentos aos demais profissionais que atuam nesta área, orientações ao usuário e à família.

O dependente de crack deveria receber apoio social e ser tratado com critérios semelhantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com