TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE/UNIVERDIDADE

CURSO DE ...

MATÉRIA

DA EVOLUÇÃO DA TABELA PERÍODICA

Nome do orientador/professor (obedecer a ordem alfabética)[1]

Nome do acadêmico (obedecer a ordem alfabética) [2]∗∗

RESUMO

Este trabalho apresenta a evolução da tabela periódica.

Palavras-chave: Química. História. Tabela Períodica.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer uma breve explanação histórica acerca da evolução da tabela periódica, ressaltando os momentos significativos para a sua elaboração e eventuais mudanças, tais como os autores dessas mudanças.

Primeiramente, necessária para a construção da tabela periódica foi a descoberta dos elementos individuais. Embora os elementos, tais como ouro, prata, estanho, cobre, chumbo e mercúrio sejam conhecidos desde a antiguidade, a primeira descoberta científica de um elemento ocorreu em 1649, quando Henning Brand descobriu o fósforo.

A tabela periódica dos elementos é um dos ícones mais poderosos da ciência: um único documento que consolida grande parte do nosso conhecimento da química. Uma versão sua se encontra na parede de quase todos os laboratórios químicos e salas de aula do mundo. Na verdade, nada como ela existe nas outras disciplinas da ciência.

2 PRIMEIROS PASSOS

A história do sistema periódico para classificar os elementos pode ser rastreada até mais de 200 anos. Ao longo da sua longa história, a tabela periódica foi contestada, alterada e melhorada de acordo com os avanços científicos. Mas, apesar das mudanças dramáticas que ocorreram na ciência ao longo do século passado, ou seja, o desenvolvimento das teorias da relatividade e a mecânica quântica, não houve nenhuma revolução na natureza básica do sistema periódico.

O termo "periódica" reflete o fato de que os elementos mostram padrões em suas propriedades químicas em determinados intervalos de tempo regulares. A tabela periódica permite que os químicos dominem as propriedades de um punhado de elementos típicos, através de sua classificação em grupos ou famílias com propriedades químicas semelhantes.

A descoberta do sistema periódico para classificar os elementos representa a culminação de uma série de desenvolvimentos científicos, em vez de uma ideia súbita por parte de uma só pessoa.

No entanto, historiadores consideram um evento como o marco para o nascimento formal da tabela periódica moderna: em 17 de fevereiro de 1869, um professor russo de química, Dimitri Ivanovich Mendeleev, completou a primeira de suas numerosas cartas periódicas. Ele incluía 63 elementos conhecidos, arranjados de acordo com o aumento do peso atômico; deixando espaços para os elementos ainda não descobertos pela qual ele previu pesos atômicos.

Antes da descoberta de Mendeleev, no entanto, outros cientistas tinham ativamente desenvolvido sistemas de organização para descrever os elementos. Em 1787, por exemplo, o químico francês Antoine Lavoisier, trabalhando com Antoine Fourcroy, Louis-Bernard Guyton de Morveau e Claude-Louis Berthollet, concebeu uma lista dos 33 elementos conhecidos na época.

No entanto, essas listas eram simplesmente representações unidimensionais. O poder da tabela moderna reside na sua exibição dual ou mesmo tridimensional de todos os elementos conhecidos, em um sistema lógico de linhas e colunas com precisão ordenada.

Em uma primeira tentativa de organizar os elementos em uma matriz significativa, o químico alemão Johann Döbereiner, apontou em 1817, que muitos dos elementos conhecidos poderiam ser organizados por suas similaridades em grupos de três, que ele chamou tríades.

Döbereiner apontou tríades de os elementos como lítio, sódio e potássio, assim como cloro, bromo e iodo. Ele notou que nos três membros de uma tríade, ordenados de acordo com seus pesos atômicos, as propriedades do elemento do meio cairam entre os dos primeiro e terceiro elementos. Por exemplo, o lítio, o sódio e o potássio, reagem vigorosamente com água. Mas o lítio, o mais leve da tríade, reage mais suavemente do que os outros dois, enquanto que o mais pesado dos três, o potássio, explode violentamente.

Além disso, Döbereiner mostrou que o peso atómico do elemento do meio é próximo da média dos pesos entre o primeiro e terceiro membro da tríade. O trabalho de Döbereiner encorajou outros a procurar correlações entre as propriedades químicas dos elementos e seus pesos atômicos.

Em 1857, o químico francês Jean-Baptiste-André Dumas afastou-se da ideia de tríades e preferiu se concentrar na elaboração de um conjunto de equações matemáticas que poderiam explicar o aumento de peso atômico entre vários grupos de elementos quimicamente semelhantes. Mas como os químicos reconhecem agora, qualquer tentativa de estabelecer um padrão de organização com base no peso atômico de um elemento não terá sucesso, porque o peso atômico não é a propriedade fundamental que caracteriza cada um dos elementos.

3 PROPRIEDADES PERIÓDICAS

A característica fundamental do sistema de Mendeleev que foi ilustrada uma periodicidade, ou repetição, nas propriedades dos elementos em determinados intervalos regulares. Usando valores recém padronizados para pesos atômicos, o químico John Newlands sugeriu em 1864 que quando os elementos são dispostos em ordem de peso atômico, qualquer um dos elementos mostram propriedades semelhantes às dos elementos oito lugares à frente e oito lugares atrás na lista recurso a que Newlands chamou de "a lei das oitavas."

Em sua tabela original, Newlands deixou espaços vazios para elementos em falta, mas sua versão divulgada de 1866 não incluiu esses slots abertos. Outros químicos imediatamente levantaram objecções à mesa, porque não seria capaz de acomodar eventuais novos elementos que possam ser descobertos.

Apesar de ter tido uma má recepção o trabalho de Newlands representa a primeira vez que alguém usou uma sequência de números para organizar os elementos. A este respeito, Newlands antecipou a organização moderna da tabela periódica, que se baseia na sequência dos chamados números atómicos. O conceito de número atômico, o que indica o número de prótons presentes no núcleo do átomo, não foi estabelecida até o início do século 20.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (257 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com