TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Da Contabilidade

Exames: A Evolução Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 10

A história da contabilidade

Adriano José Spies

Andréia Cardoso¹

Cristina Souza¹

Vanessa Maciel¹

RESUMO: Este estudo vem trazer ao conhecimento dos acadêmicos e profissionais da área contábil a historia da contabilidade, desde os primeiros registros, seguidos de sua evolução até os dias atuais. A contabilidade tornou-se necessária para o controle das empresas no mundo todo e com a chegada da tecnologia da informação passou a ser fundamental e indispensável para a sustentabilidade e crescimento das pequenas medias e grandes empresas.

Palavras – chave: empresas; informação; indispensável; controle;

1 INTRODUÇÃO

A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações. Peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk. A partir da década de 80, houve um crescimento significativo nos processos da contabilidade, onde eram ainda manuscritos, passando para o mecanizado e em seguida para o informatizado.

Esta pesquisa visa mostrar como tudo era feito e como evoluiu esta área, qual a sua influencia e se sua modificação foi grande ou somente passou da fase manuscrita para informatizada, mas sua função continua a mesma. Por isso esta pesquisa será desenvolvida para sabermos como era e como esta a contabilidade nos dias atuais, como nasceu a contabilidade? Como ela surgiu? Estes são alguns fatores que irão ser utilizados nesta pesquisa, pois sabemos seu uso, mas qual foi à necessidade que foi sentida na época para que passassem a utiliza-la e ainda assim com toda a evolução ela ainda é utilizada.

Tem-se como objetivo conhecer a historia da contabilidade e responder estas questões, pois com toda esta evolução, ela precisou se adaptar para acompanhar a evolução do homem, será utilizada a pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento deste trabalho, a pesquisa bibliográfica nada mais é que uma pesquisa feita através de leitura analise e interpretação de livros, documentos periódicos entre outros, onde são feitas anotações e fichamentos onde mais tarde servirão como fundamentação teórica do estudo.

Esta pesquisa elaborada com o objetivo de aprofundar o conhecimento na historia que decorre a contabilidade, desde o inicio da civilização ate os dias de hoje, que servirá como base de estudo, e ate mesmo para pesquisa para contadores, universitários, pesquisadores, professores, empresários e todas as áreas mais que necessitam da contabilidade de alguma forma.

2 REVISÃO DE LITERATURA

Neste capitulo serão apresentados os fatos que levaram o ser humano a depender da contabilidade para controlar seu patrimônio, onde ate os dias de hoje é indispensável o seu uso, além de atualmente estar sendo utilizada com grande importância no auxilio de tomadas de decisões na gestão de empresas. Além disso, veremos o quanto a contabilidade cresceu em questão de exigência e necessidade para nosso país, que está evoluindo significativamente na área.

2.1 A contabilidade na idade antiga

Os primeiros vestígios da existência de atividade contábil foram por volta de 8000 a.C.em Uruk, na cidade antiga da Mesopotâmia, onde está localizado o território iraquiano. Esses primeiros registros contábeis eram feitos através de fichas de barro que poderia representar um boi, se o mesmo fosse transferido para outra pastagem esta ficha era transferida juntamente a outro vaso de barro, auxiliando assim o controle de patrimônio por parte do proprietário. Assim um único evento contábil (exemplo o empréstimo do animal) envolveria dois vasos de barro, um representava o estoque do proprietário, que forneceria uma ficha, representando assim o direito do dono do animal sobre a pessoa que estava tomando o animal emprestado, receberia esta ficha. Isto seria um duplo registro da transação, ou seja, um lançamento de partidas dobradas.

Após a criação das fichas de barro para controle, houve a criação de tabuas com escritas cuneiformes, para o controle de pão, cerveja, matérias e trabalho escravo em Uruk, assim dessa forma a invenção da escrita pelo homem esta ligada juntamente com a contabilidade. O antigo Egito também contribuiu para o avanço contábil, devido à necessidade de o governo ter o controle dos impostos, os egípcios inovaram ao efetuar os registros contábeis utilizando valores monetários.

Já os antigos romanos se preocupavam muito em registrar seu patrimônio pessoal, utilizando tabuas de cera cravadas com estiletes pontiagudos que era utilizado como rascunho, que em seguida era transferido para pergaminhos ou papiros. Alguns destes pergaminhos eram denominados ratio, e assim surgiu o livro razão atual. O nível de administração governamental era considerado pelos romanos com a figura do contador geral do estado, o qual controlava as finanças imperiais era um dos mais importantes cargos estatais.

2.2 A contabilidade na idade media

Nesta época a ciência contábil europeia, regrediu. Ocorreu um grande colapso no Império Romano do Ocidente, com a invasão dos bárbaros germânicos ocorreu uma drástica diminuição do comercio, devido a insegurança generalizada e a desorganização das atividades mais produtivas. Sendo assim ocorreu uma decadência cultural, devido a falta de interesse dos invasores pela cultura livresca, com isso a população tronou-se analfabeta em sua maioria, pois a alfabetização era restrita aos mosteiros, não havendo mais comercio praticamente, não havia mais a necessidade de se efetuar a contabilidades, e assim ocorreu uma grande interrupção na evolução contábil.

Já no continente americano, a civilização inca, neste período acabou desenvolvendo os quipos, este eram cordões de lã de lhama e alpaca ou de algodão que através de nós era registrado a quantidade útil para a administração do império, o sistema que era usado era o decimal, assim cada nó devido sua localização, poderia estar na casa das unidades, de centenas, ou de milhares. Devida a dificuldade na leitura dos quipos existia um profissional especializado para sua leitura.

2.4 A contabilidade no período cientifico

Destacam-se dois grandes autores. Francesco Villa, com o pensamento Patrimonialista; questionando os conceitos tradicionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com