TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização e Pobreza

Por:   •  15/5/2016  •  Dissertação  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

A globalização está associada à pobreza e exclusão social uma vez que a expansão de ciências e tecnologias não chega a todos de forma igualitária, resultando na desvalorização daqueles que não são capazes de produzi-la e nem de aproveitar seus benefícios. Portanto, podemos constatar que as pesquisas e buscas por melhoria na educação está totalmente ligada aos interesses dos países ricos. Pois, estes estão sempre à procura de novas tecnologias e materiais para confirmar seu poderio de influência na Era da Tecnologia.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial o mundo se dividiu em dois blocos, um capitalista ― representado pelos Estados Unidos da América; e outro socialista ― representado pela União Soviética. Com essa divisão logo surgiu a chamada Guerra Fria, esse período foi marcado pela disputa ideológica entre esses dois blocos, tal como a chamada corrida espacial e tecnológica. Nessa disputa, o modelo capitalista saiu vitorioso mudando o rumo do mundo. A globalização teve como seu maior objetivo a busca pela ampliação dos mercados, dos negócios, ou seja, ampliação das relações internacionais pela melhoria econômica das nações. Essa busca resultou na exploração dos recursos naturais de países menos desenvolvidos acentuando ainda mais a desigualdade social entre estes e os países ricos. Tornando-os dependentes de suas tecnologias por serem incapazes de produzi-las.

Sendo assim, a pobreza está ligada a globalização, pois esta não se distribuiu de forma igual e benéfica a todos. E os problemas sociais enfrentados por esses países só pode ser amenizados e, por fim, resolvidos por meio de investimentos a educação, mas, isto só pode ocorrer por intermédio dos países ricos, já que os menos favorecidos encontram-se em uma infraestrutura econômica precária tanto por sua falta de recursos e educação de boa qualidade quanto pela criminalidade que acabou se tornando o meio de se obter dinheiro e de sobreviver na maioria desses países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com