TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Controladoria

Ensaios: A História Da Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  2.772 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO

O SURGIMENTO DA CONTROLADORIA

Castro (2015) cita que a controladoria surgiu pelo fato de as empresas necessitarem de um controle maior em suas operações, que aumentaram seu volume e sua dificuldade, pois passou a se ter estratégias e planejamentos das atividades decorrentes da empresa, acrescentando que se tornou essencial ter informações precisas para se tomar decisões. O surgimento da controladoria teria ocorrido no início do século XX, nos Estados Unidos.

Porém Wahlmann (2003) apud Ricardino Filho (1999, p. 217) cita que foi feito um levantamento sobre o início da controlaria e houve fontes através das quais se constatam o surgimento da mesma antes mesmo do século XV.

Segundo Marion (et. al., 1996, p.140-141):

[...] o objetivo da Controladoria pode ser definido como o de assegurar um resultado sinérgico da empresa, o que corresponde a uma integração dos esforços das diversas áreas, na obtenção de um resultado global superior à soma dos resultados particulares de cada área de responsabilidade, embora a soma algébrica dos resultados analíticos seja o resultado global da empresa.

Marion (et. al., 1996) complementa que para que os objetivos da controladoria sejam cumpridos com eficiência são necessários profissionais com competência, habilidades e conhecimento nas análises dos problemas decorrentes da atividade econômica da empresa, e ainda é necessário que o profissional que atue nessa área tenha recursos de materiais a serem utilizados, como computadores e softwares.

“Controladoria é a unidade administrativa dentro da empresa que, por meio da ciência contábil e do sistema de informação de controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema empresa.” (PADOVEZE; BERTOLUCCI, 2008, p. 44)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com