TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO DESCARTE DE RESIDUOS SOLIDOS "Um Menino, Um Herói"

Casos: A IMPORTANCIA DO DESCARTE DE RESIDUOS SOLIDOS "Um Menino, Um Herói". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

Um Menino, um Herói.

Harry é um menino de nove anos, mora com seus pais em um bairro da cidade de São Paulo, vive se aventurando com os amigos pelo bairro onde moram. Harry gosta muito de brincar, jogar bola, empinar pipa, jogar vídeo game. Todas essas coisas que os meninos de sua idade gostam de fazer. Uma das coisas que faz Harry, deixar de lado qualquer brincadeira ou brinquedo é a televisão, ele passa hora em frente à TV, viajando em desenhos e programas de experiências cientificas mas, o seu programa preferido é o do Capitão Zoom, um super herói muito querido pelas crianças, diferente dos super heróis conhecidos por todos, pois a preocupação deste super herói é com o meio ambiente, com os animais e com o planeta terra. Capitão Zoom corre a mais de 150 km/h, usa um anel mágico que dispara raios verdes, onde elimina qualquer tipo de problema causado a natureza, usa uma faixa azul na testa, que ao toca lá, é transportado para qualquer lugar do mundo.

Todas as tarde, antes do programa do Capitão Zoom começar, Harry veste a fantasia do super herói que ganhou da madrinha no seu último aniversário e senta se no sofá. Prestar atenção no programa, cercado de pacotes de bolachas, caixas de bombons, latas de refrigerantes, pacotes de salgadinhos. Todos os dias o programa conta uma nova história. E essas histórias são sempre voltadas ao meio ambiente, levando aprendizado as crianças, Harry enquanto assiste ao programa se delicia com suas guloseimas e nem se preocupa onde está jogando as embalagens de bolacha, bombons e salgadinhos e as latas de refrigerantes. A sala fica uma sujeira só, e ele nem se preocupa com nada, só com a imitação dos movimentos precisos de seu super herói, corre de um lado para o outo da sala, e se transporta de um local para o outro em situação de emergência imitando seu super herói.

Herry, sempre o imita, corre, pula, da cambalhota, rasteja, ajuda alguém, corre...Corre.... Harry sente um puxão na região do peito e continua correndo...Corre...Corre... e começa a observar que tudo ao seu redor é diferente, e corre... Corre e observa lixos, arvores e plantas secas, e corre... Corre... Continua vendo o céu escuro, chuva, enchentes, e corre...E vê o mundo totalmente diferente do mundo que vive hoje, e corre... E vai parando.... Parando... Com a respiração ofegante, e sem entender o que está acontecendo começa a olhar ao seu redor e nota que está no bairro onde mora, onde se aventura com os amigos, porém numa situação diferente, onde a sujeira e a enchente em alguns pontos o cheiro e insuportável.

Harry começa a andar pelas ruas alagadas em busca da sua casa. Fica cada vez mais assustado, pois não encontra ninguém, nenhum amiguinho para ajuda-lo, para explicar a ele o que está acontecendo. Continua andando em busca de ajuda e fica muito triste ao ver que o terreno onde existia sua casa, agora é um lixão. Passou a existir uma montanha de lixo ocupando o espaço

da sua humilde casa. Harry continua andando muito preocupado em como voltará para casa, e querendo saber como o seu bairro conseguiu chegar a aquela situação.

Eram muitos entulhos, caixas de papelão, ratos, moveis velhos, sacos de lixo rasgados, carros enferrujados, roupas velhas, esgoto aberto, cheiro de podre, árvores secas, plantas mortas, ruas alagadas. É muito estranho para Harry ver que em questão de segundos aquele mundo onde vivia despareceu....

Harry continua caminhando apavorado, querendo chorar preocupado com o que possa ter acontecido ao seus pais e amigos, enfim! Sentou se em um caixote, e começou a chorar, chorou de cabeça baixa, olhando para os pés que só vestiam meias que já estavam pretas e molhadas de tanto que ele correu... Levantou a cabeça, olhou para o céu, e viu que em breve a noiteceria. Pegou umas caixas de papelão e caixotes de madeira, improvisou uma casinha para se proteger do frio. Ficou um tempo ali parado, quieto e voltou a chorar. Chorou... Olhando para os pés sujos e já doloridos. O seu choro foi interrompido com um forte vento, que destruiu sua casinha de papelão, e o deixou desprotegido e imóvel. Fechou os olhos, foi se encorajando abriu os olhos e viu próximo aos seus pés, dois pés já conhecidos, dois pés que usavam botas azuis. Harry foi levantando a cabeça, viu suas pernas, e continuou levantando a cabeça, quando chegou ao cinturão, viu aquelas conhecidas fivelas, com as letras ZOOM. Foi o abraço mais confortável mais importante que um menino desprotegido, poderia receber naquela hora. Harry permaneceu abraçado, soluçando por um longo tempo, quando o Capitão Zoom colocou no chão Harry abriu um grande sorriso perguntando se ele realmente era de verdade. O Capitão Zoom balançou a cabeça dizendo que sim em seguida, Harry deu outro grande abraço no Capitão Zoom, perguntado se ele foi salvá-lo. O Capitão Zoom dissera que o salvarias se juntos salvassem o mundo. Imediatamente Harry já foi perguntando como fariam isso e por onde começariam a salvar o mundo?

Capitão Zoom pegou a mão de Harry e foram caminhando entre os lixos, entulhos, papelões, esgotos. Capitão Zoom foi mostrando tudo ao seu redor, a falta de saneamento básico, os moveis e entulhos que as pessoas descartam de forma errada, saco de lixo com latas, papéis, material orgânico, remédios jogados, pilhas e baterias, vidros, tudo misturado, animais mortos, que deveriam estar enterrados, cheiro ruim que vinham dos lixões, devido a mistura e falta de seleção do lixo, plantas mortas por falta de água, roupas jogadas por toda a parte e isso tudo causa enchentes mas ruas onde estavam caminhando... Em fim o Capitão Zoom, em quanto apontava todos os problemas com apenas um toque na faixa azul que usava na testa, transportou Harry para um local escuro, onde havia uma tela azul. O Capitão Zoom sentou se em uma cadeira, e Harry sentou se na cadeira do lado imediatamente a tela se apagou e logo acendeu com a seguinte palavra LIXO. Mostrou na tela um

belo jardim, que foi evoluindo, que virou um vilarejo, um bairro, um município, uma cidade, e se transformou na Cidade de São Paulo onde Harry morara com sua família. Na tela surgiu um desenho com algumas informações sobre o lixo na cidade de São Paulo. O filme narrado por uma caixa de leite, chamada Nanda que passou a Harry e ao Capitão Zoom as seguintes informações:

Cerca de 20 mil toneladas de lixo são coletadas diariamente na cidade de São Paulo, cerca de 65% deste lixos são compostos de materiais recicláveis que poderiam retornar as mãos das pessoas de outra forma, se transformando em brinquedos, tintas, móveis, tecidos ou algum objeto útil para o nosso dia a dia, porém por falta de coleta seletiva esses lixos acabam indo para aterros sanitários, onde são enterrados, aguardando sua longa e demorada decomposição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com