TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do projeto "Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Kane Creek"

Artigo: A importância do projeto "Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Kane Creek". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

O projeto “Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Cônego Calado”, surgi da necessidade de conscientizar e ao mesmo tempo sensibilizar a comunidade estudantil sobre as questão ambientais dando destaque para os resíduos sólidos produzido pela escola.

Foi com a Revolução Industrial que a natureza passou a ser profundamente modificada, até chegar ao grave problema atual de poluição e degradação do meio ambiente.

O maior problema do lixo não está na coleta, que é razoavelmente satisfatório em quase todos os estados, mais sim na sua destinação final. A poluição ambiental provocada pelo crescente acúmulo de lixo representa uma ameaça a saúde da população em geral, pois podem levar à dispersão de microrganismos como vírus, bactérias e fungos entre outros.

A grande maioria dos municípios brasileiros despeja o lixo a céu aberto nos chamados lixões.

O tema resíduo sólido tem sido discutido em diversas áreas do conhecimento,

sendo destaque não só na ecologia, mas também inserido em áreas como a saúde

pública e a educação entre outras.

Os resíduos sólidos causam um problema global, que vem aumentando muito

nos últimos anos devido ao elevado número de diferentes produtos descartáveis, o aumento na quantidade de resíduos, especialmente em embalagens associadas com cada objeto produzido e a tendência para aglomerar resíduos de tal modo que sobrecarrega o processo natural de processamento. A remoção de resíduos sólidos possui aspectos importantes a ser considerados de modo a evitar conseqüências nocivas ao homem e ao meio ambiente, ou seja, redução do volume total produzido, implantação de condições adequadas ao seu armazenamento e destino final de modo a não haver contaminação química ou biológica do solo ou lençóis de água, que possam atingir o meio ambiente.

As formas mais comuns de destinação e tratamento de lixo são: Vazadouro a céu aberto, Aterro sanitário, Usina de compostagem, Usina de reciclagem, Usina de incineração.

4

2- OBJETIVOS

Alertar sobre o problema da grande produção de lixo pelos seres humanos assim como o produzido pela escola e estudar conceitos importante como: Coleta seletiva, Reciclagem do Lixo, Lixo e outros conhecimentos, desenvolvendo habilidades de resolver problemas, mudanças na prática de valores e atitudes ambientalmente adequadas no nosso cotidiano.

Investigar o gerenciamento do lixo na sede do município, promovendo a sensibilização da comunidade estudantil para a questão de preservação ambiental incentivando mudanças de comportamento para uma melhor qualidade de vida.

5

3- JUSTIFICATIVA

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a escola é um local favorável ao processo holístico na educação ambiental. Sabendo que as escolas são grandes geradoras de resíduos sólidos , é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos e educadores para que essa situação seja modificada, firmando novos hábitos como a separação correta dos lixos.

.As atitudes em relação aos resíduos sólidos precisam ser mudadas, e isso pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com