TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NO GESTÃO FINANCEIRA

Artigos Científicos: A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NO GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CINTABEIS

A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NO GESTÃO FINANCEIRA

RONDONÓPOLIS - MT

2014

A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NO GESTÃO FINANCEIRA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis 4ª Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Produção Textual Interdisciplinar Individual.

Orientadores: Equipe de Professores do 4ª semestre

RONDONÓPOLIS - MT

2014

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO ............................................................................................04

2. REFERENCIAL TEORICO..........................................................................05

2.1 ORÇAMENTO E SUA IMPORTANCIA NA ORGANIZAÇÃO.....................05

2.1.1 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO........................................06

2.2 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO......................................06

2.3 DAS DEMOSTRAÇÕES CONTABEIS.......................................................06

2.4 TIPOS DE ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL....................09

2.5 PERCENTUAL DE MORTALIDADE DAS EMPRESAS E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS................................................................................10

3. CONCLUSÃO ............................................................................................12

4. REFERÊNCIAS ..........................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

A sobrevivência das empresas e organizações depende significantemente de planejamentos. O planejamento é um processo construtivo onde qualquer negócio, qualquer estabelecimento deve-se adequar nesse processo. O orçamento empresarial ganhou destaque entre os anos 1950 e 1960, quando empresas fortes no mercado começaram a utilizar o orçamento em suas operações e com isso se expandiu mundialmente.

No trabalho serão abordados os diversos tipos de orçamento empresarial, bem como suas origens, objetivos e aplicabilidade.

2. REFERECIAL TEORICO

2.1 ORÇAMENTO E SUA IMPORTANCIA NA ORGANIZAÇÃO

Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.

A maioria das empresas de grande porte e multinacionais têm entre suas responsabilidades desenvolver orçamentos para seus períodos de operação. Um orçamento empresarial deve detalhar quais serão as receitas e despesas da companhia dentro de períodos futuros. A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultados e pressupostos passados. A adopção de uma estratégia deste tipo, de elaboração de orçamentos exclusivamente com base nos pressupostos passados constitui um erro estratégico, cujo resultado é invariavelmente o desperdício. Recorrendo a uma imagem simples, elaborar um orçamento desta forma é como conduzir um carro com os olhos exclusivamente postos no retrovisor. Um bom exemplo disto mesmo é o orçamento geral do Estado português, em que se verifica que os gastos dos últimos dois meses do exercício são cerca de dez vezes superiores ao do restante tempo do mesmo, no sentido de cada departamento minimizar o risco de ser alvo de cortes orçamentais no futuro. As empresas que elaborem os seus orçamentos com base unicamente no seu histórico revelam uma tremenda falta de objetivos. Em suma, quem não conhece o seu rumo, não tem ventos favoráveis. Embora não haja nenhum valor percentual previamente fixado para limitar os desvios orçamentais, eles carecem necessariamente de justificação. Desta forma, um orçamento é um instrumento de gestão. É um instrumento de implementação da estratégia da empresa. É um instrumento de motivação, de comunicação e de avaliação.

2.1.1 Orçamento Mestre E Sua Divisão

Por orçamento mestre atende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de das entidades, sendo utilizado com ferramenta de gestão empresarial para tomadas de decisões. Todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.

O orçamento mestre é utilizado pelo setor administrativo.

2.2 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO

Como orçamento operacional é aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. De uma forma contextualizada podemos cita-lo como sendo as atividades que são realizadas na organização como as vendas, a produção, as compras dentre outras atividades logo, os orçamentos operacionais relacionam – se as atividades do ciclo operacional das organizações.

O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas. Este tipo de orçamento demonstra a entrada e saída de caixa advindas das atividades operacionais desenvolvidas na empresa, ele compreende as demonstrações contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com