TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Matemática Financeira Na Formação Do Administrador

Ensaios: A Importância Da Matemática Financeira Na Formação Do Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  2.973 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da Matemática Financeira na formação do Administrador

A Matemática Financeira é uma das áreas da matemática mais utilizadas por nós e essencial para se entender operações que envolvem dinheiro. No nosso cotidiano, por exemplo, ela está presente quando realizamos um financiamento de um veículo ou imóvel, um empréstimo, compras com cartão de crédito, etc. É tão importante na vida acadêmica quanto na cotidiana. Numa empresa, ela é uma ferramenta de ajuda importante principalmente, nas tomadas de decisões referentes a dinheiro e quando bem aplicada oferece bons resultados a mesma.

A Matemática Financeira faz uso de diversos conceitos matemáticos para analisar dados finenceiros em geral. Sua aplicação numa empresa serve para avaliar os melhores investimentos, os custos de mercadorias, os lucors com vendas, e dessa forma, o administrador pode tomar a melhor decisão para se obter maior rentabilidade em seus negócios.

Assim, o administrador precisa dominar bem essa área da ciência e ter sensibilidade para saber o melhor momento de atuar, precisa conhecer e saber utilizar esses conceitos em diversas situações, no decorrer da sua função.

Na Administração de empresas, a matemática financeira atua no momento da elaboração do planejamento, no controle de mercadorias, na resolução de problemas, no reconhecimento do mercado atual, visando se um determinado produto terá maximização nas vendas, entre outros.

Para que essas tarefas sejam executadas com sucesso, o administrador necessita ter certas competências, entre elas o racicínio lógico-matemático para operar com valores e fórmulas matemáticas e resolver situações com flexibilidade. Além de ter domínio sobre conceitos que envolvem aplicações de juros, aplicações financeiras, compras à vista ou parceladas, depreciação de valores, porcentagens, descontos, enfim, tudo que envolve amplamente a área.

Dessa forma, o que se pode concluir é que a matemática financeira é uma grande aliada do administrador nos momentos de tomar decisões na empresa. Ela estará presente na hora de conferir a contabilidade, analisar os demonstrativos, observar programas financeiros ou planejamentos econômicos. É essencial para que o administrador se torne um bom profissional, capaz de ampliar suas perspectivas, estruturar as melhores técnicas e planejar ações utilizando os recursos que ela oferece, e assim obter sucessso em sua empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com