TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 7

Planejamento dos Recurso e Processo Produtivo

A IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA

PAULO NAZÁRIO

Nome:Danilo Silva Neves n°11 Nome:Luis Carlos A. Rosati n°17 Nome:Jaime Gomes da Silvan°16 Nome:Vagner Ramos n°29

Introdução

O avanço da tecnologia de Informação(TI) nos últimos anos vem permitindo ás empresas executarem operações que antes eram inimagináveis.Atualmente,existem vários exemplos de empresas que utilizam o TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva.

A importância da Logística para o E-Commerce

Rede Integrada de Transporte

O fluxo de informações é um elemento de grande importância nas operações logísticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, movimentações nos armazéns, documentação de transporte e faturas são algumas das formas mais comuns de informações logísticas.

O papel da informação na logística

Os clientes percebem que informações sobre status do pedido, disponibilidade de produtos, programação de entrega e faturas são elementos necessários do serviço total ao cliente

Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento

Para compensar essa variação cada elo da cadeia mantém um estoque de segurança, que são quantidades extras de estoque para não faltar produto. Na década de 60 Forrester, analisando a cadeia de suprimento de cervejas nos EUA, identificou que em alguns períodos os estoques eram excessivos por toda a cadeia, em outros havia falta de produto. Ele denominou este fenômeno de “efeito chicote”, devido a forma do gráfico. • Observe esta figura. Ela permite ter uma visão geral deste fenômeno. A linha vermelha indica a demanda de cada agente.

Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento parte 2

Um varejista, procurando evitar ruptura (falta de produto) em sua loja, mantém um estoque de segurança pelos motivos já indicados. O atacadista para garantir que não faltará produto para o seu cliente (o varejista), faz o mesmo, deixa disponível um estoque de segurança. A demanda total do varejista é: demanda do seu consumidor final, mais o seu estoque de segurança. A demanda total do atacadista é: esta demanda do consumidor final do varejista, mais o estoque de segurança do varejista, mais o seu próprio estoque de segurança. A propagação do estoque de segurança vai se ampliando através da cadeia de suprimentos, conforme é representado pela linha vermelha. Outro exemplo pode ser encontrado neste gráfico:

Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento parte 3

Temos aqui quatro elos na cadeia de suprimentos. Note que logo no segundo elo da cadeia (no revendedor) já não estamos mais falando da demanda real do consumidor, a demanda do revendedor já não representa mais a demanda do consumidor. Acontece que essa distorção da demanda real amplifica-se ao longo da cadeia. É possível visualizar claramente que a demanda para a fábrica é muito superior à demanda do varejista, porque o efeito chicote foi ampliado. Outro ponto importante é o tempo indicado no eixo horizontal do gráfico: perceba que quando a demanda do varejo começa a subir demora algum tempo para a demanda do fabricante subir também. A demanda do consumidor chega com atraso para a indústria. A informação sobre a demanda se distorce cada vez mais na medida em que se distancia da demanda real do consumidor. Neste outro gráfico podemos constatar o efeito chicote nos níveis de estoque:

A informação aumenta a flexibilidade permitindo identificar (qual, quanto, como, quando e onde) os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica.

Análise comparativa de modelos de alinhamento estratégico

Planejamento estratégico

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas

O processo de análise da decisão

O processo de análise da decisão envolve diversas alternativas que deverão ser analisadas com cuidado, a fim de escolher a melhor decisão possível. Processo da Tomada de Decisão é saber qual a melhor decisão a ser tomada, em relação a mudança nas atividades da organização, ou seja, é ter informações corretas e precisas para sua implementação e direcioná-las para a melhoria contínua dos processos. É o momento em que as decisões são colocadas em prática, por isso é necessário que o gerente esteja convicto da sua decisão antes de colocá-la em ação.

controlo de gestão

controlo de gestão

A gestão operacional e estratégica das empresas implica a definição de objetivos cuja persecução é efetuada através da tomada de decisões a vários níveis. Após a tomada das referidas decisões torna-se, no entanto, necessário que os gestores das várias áreas funcionais da empresa procedam ao denominado controlo de gestão no sentido de garantir que os objetivos delineados sejam efetivamente alcançados. O controlo de gestão tem assim como funções principais: por um lado, prevenir a ocorrência de situações indesejáveis que possam desviar a empresa dos objetivos a que se propôs e, por outro, promover ações que a conduzam o mais rapidamente possível a esses mesmos objetivos.

Sistema Transacional

É a base para as operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com