TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL

Monografias: ATPS - FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

NOME R.A E-mail

ATPS – FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL

Atividade Prática Supervisionada apresentada para obtenção de parte nota da disciplina de FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA – CURSO DE SERVIÇO SOCIAL oferecido pela Universidade Anhanguera – Uniderp sob a orientação do Prof. Ma. Maria Clotilde Pires Bastos.

ITAPECERICA DA SERRA-SP

2013

JEAN BAPTISTE DEBRET CONTANDO UM POUCO SOBRE O BRASIL

No século XIX quem dominava a sociedade brasileira era a realeza onde suas ordens eram respeitadas por todos, e junto a eles estava a elite burguesa e os grandes fazendeiros. A visão da pátria era deturbada pois estava ainda em construção. Em meio a isso surgia uma figura emblemática dos livros de historia e do cenário artístico Jean Baptiste Debret artista francês que nasceu 1768, que durante sua trajetória compôs inúmeras imagens sobre o Brasil colônia, Debret sempre frequentou ateliês na França, seu pai possuía verdadeiro interesse em história natural, elaborando pesquisas sobre o assunto. Essa influência ainda contribuiu bastante para caminho artístico de Debret, sendo utilizada inclusive no Brasil,

Desta forma as obras de Debret fazem grandes esclarecimentos sobre a sociedade vigente no Brasil da época, uma grande maioria retrata o real dia a dia do povo e dos monarcas e burgueses.

As obras acima são alguns exemplos das pinturas de Debret sobre a sociedade brasileira elas evidenciam características da formação de nosso país, tanto econômica como culturalmente, retratam desde os trabalhadores escravos a burguesia que formavam a o ciclo monetário e social, além da grande variedade de culturas diferentes que hoje em dia formam a pluralidade social de nosso país, todo esse contexto revela que as grandes questões de convivência respeito ética moral e direitos humanos já vêm de sua formação.

As obras de Debret são de grande importância para a reflexão e conhecimento da historia do Brasil e por isso é tão importante para o trabalho do assistente social que deve conhecer com propriedade tão bem a historia como a contemporaneidade da sociedade.

CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRASIL.

Carlota Joaquina foi uma personagem de ampla valor para a formação dos costumes da brasileira, além monarquia ela era influencia direta a sociedade da época e que até hoje nos fazem refletir sobre importantes questões sociais, como a pedofilia, crimes passionais, furto entre outros e é por isso que o filme que relata sua vida é tão importante para conhecermos a trajetória histórico-social de nosso país.

Carlota Joaquina- Marieta Severo

Filme Carlota Joaquina, mostra que já existiam muitos tipos de exploração, através disso já era comum maus tratos, as diferenças sociais, submissão, descriminação social e raciais, abusos, corrupção, conflitos de família, exploração do meio ambiente e a desvalorização das famílias. Algo que se ressalta é o abuso de poder das autoridades que no caso eram retratadas por Carlota Joaquina e D. João. A diferença da sociedade do inicio do Brasil a de hoje não se nota através disto e sim que a população tem muito mais liberdade e principalmente acesso a educação, que o torna muito mais esclarecido diante das leis que regem sua sociedade.

Carlota Joaquina e Dom João

A República da Espada ou a Assinatura da Constituição de 1891.

República da Espada, o período que compreende de 1889 a 1894, por ser considerado o primeiro governo ditatorial do país. O Brasil foi governado neste momento por dois militares, os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, que combateram e reprimiram a resistência popular e os grupos que eram favoráveis a monarquia.

Era totalmente inspirada na Constituição dos Estados Unidos da América, cujo poder descentralizava e distribuía autonomia aos municípios e antigas províncias que passaram a ser chamados de Estado e quem regia estes Estados eram chamados de Presidente do Estado, guiado pelo modelo Federalista Estadunidense. Para a oligarquia o grande beneficio alcançado com a nova constituição foi ela ser baseada na dos EUA, sendo libera, colocando os estados independentes, fazendo com que estes pudessem se manter no poder de grandes decisões, que se tivessem que passar por um governo mais rígido os poderia causar grandes prejuízos.

Deodoro da fonceca

Jânio Quadros e a carta

A renuncia de Jânio Quadros foi um grande precedente do que viera acontecer no Brasil, até hoje 50 anos após a sua renuncia pairam alguns mistérios sobre seus atos, muitos creem que o fato da renuncia não era pra valer mais foi o que ocorreu.

No entanto, Jânio não completou nem sete meses na presidência. Seu governo - que tinha como símbolo uma vassoura e o slogan "varre, varre vassourinha. Varre, varre a bandalheira" - teve fim no dia 25 de agosto do mesmo ano com a uma carta de renúncia. No texto, foram alegadas "forças ocultas" como o motivo para a decisão. Em seu curto período de governo, Jânio defendeu a autodeterminação dos povos, condenando as intervenções estrangeiras, o episódio da Baía dos Porcos e o isolamento de Cuba provocado pelos norte-americanos. Além disso, restabeleceu contato diplomático com a URSS e a China, tendo enviado a este último país seu vice-presidente, João Goulart, em missão comercial e diplomática. Estes últimos fatores, juntamente com a condecoração de Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul, abalaram as relações de Jânio com os aliados, principalmente com a UDN.

Ditadura o mal em formato de País

Jornalista Wladimir Herzog

Durante a era Vargas e a administração dos militares muitas mortes ocorreram e marcaram diretamente os rumos da historia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com