TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Orçamento Na Gestao Financeira

Dissertações: A Importancia Do Orçamento Na Gestao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  1.936 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO NA GESTAO FINANCEIRA

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceito de Orçamento e sua importância na organização 4

2.1.1 Orçamento Mestre e sua divisão 74

2.1.1.1 Orçamento Operacional e Financeiro 104

2.1.1.1.1 A importância da Tributação na elaboração do Orçamento Operacional 114

2.1.1.1.1.1 As Demonstrações Contábeis e suas contribuições para o Orçamento 115

2.1.1.1.1.1.1 As contribuições dos métodos quantitativos no acompanhamento do orçado versus realizado 115

3 CONCLUSÃO 137

4 REFERÊNCIAS 137

1 INTRODUÇÃO

A seguinte produção textual tem como objetivo mostrar a importância do orçamento para uma organização.

A elaboração do planejamento das estratégias da empresa e o orçamento é o importante instrumento que traduz, implementa, acompanha, estimula, motiva e controla as ações. As informações obtidas através do planejamento orçamentário auxilia a aplicabilidade dessas ferramentas no processo gerencial de unidades de negócios na busca de seus objetivos econômico-financeiros. Pode-se considerar que a missão e os objetivos econômicos estão diretamente relacionados com a sobrevivência das empresas no ambiente competitivo.

Tendo o orçamento como ferramenta de gestão, as organizações conseguem elaborar estratégias de vendas, projetar metas de resultado, fazer orçamento de compras, controlar periodicamente suas despesas, controlar seu fluxo de caixa e traçar metas futuras, percebe-se que é extremante fundamental utilizar esta ferramenta. Segundo Zdanowicz (1984), no processo da implantação do orçamento empresarial, os gestores devem elaborar um programa com os passos a serem seguidos, com normas e procedimentos, para que se simplifique o processo. Assim com um conjunto de tarefas sendo executadas, irão alimentar as peças do orçamento.

No contexto a seguir, abordaremos temas a respeito de vários contextos relevantes, junto ao orçamento, como as Demonstrações Contábeis, a Tributação e os Métodos Quantitativos utilizados.

2 DESENVOLVIMENTO

As empresas do mundo atual sabem que é muito importante e imprescindível o bom planejamento de suas atividades, para alcançar assim objetivos satisfatórios.

A seguir serão apresentados a importância do orçamento como instrumento de planejamento e controle das pequenas e grandes organizações.

2.1 Conceito de orçamentos e sua importância na organização:

Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Orçamentos expressam, quantitativamente, as políticas de compras, produção, vendas, recursos humanos, gastos gerais, qualidade e tecnologia. Os responsáveis pelas unidades que compõem a empresa devem implementá-los de acordo com os planos de ação e acompanhá-los com base em sistema de informações gerenciais adequadamente estruturado..

É, portanto, uma poderosa ferramenta de decisão, que possibilita aos gestores fixar objetivos e políticas concretas. Através desta ferramenta é possível envolver todos os colaboradores para o mesmo objetivo. Desta forma, a sua utilização é imprescindível para o crescimento e direcionamento da organização se tornando assim uma parte integrante do sistema de planejamento e controle.

O orçamento tem como objetivo quantificar e apresentar antecipadamente os planos, projetos e estratégias da empresa.

Uma empresa é um sistema que aumenta os recursos nela investidos. Os recursos têm um valor econômico e, portanto, os resultados esperados em relação às atividades exercidas devem ser expressos em valores.

O sistema de orçamentos é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demonstra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compõem, tendo como resultado final a projeção de sua Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial.

Orçamento de Produção - O orçamento de produção é para demonstrar a necessidade dos produtos e serviços básicos da organização.

Orçamento de Mão-de-Obra Direta - O orçamento de mão-de-obra direta possibilita o fornecimento de dados para o planejamento da quantidade necessária de mão-de-obra direta.

Orçamento de Vendas - A finalidade do Orçamento de Vendas é determinar a quantidade e o valor total dos produtos a vender, bem como calcular os impostos, a partir de projeções de vendas elaboradas pelas unidades de vendas e/ou executivos e especialistas em marketing.

Orçamento de Despesas Administrativas - O Orçamento de Despesas Administrativas tem a finalidade de determinar os recursos que serão despendidos com a gestão da empresa.

Orçamento de Pessoal - O orçamento de pessoal é feito para conseguir e desenvolver os recursos humanos.

Orçamento de Investimento de Capital - O orçamento de investimento (ou de capital) visa determinar os valores de aquisições e baixas do ativo permanente, bem como apurar as cotas de depreciação, exaustão e amortização.

Orçamento de Resultado (DRE) - A Demonstração de Resultado é, talvez, a peça mais importante do Orçamento, pois é nessa demonstração que se reflete o resultado final das operações.

2.1.1 Orçamento Mestre e sua divisão:

Orçamento mestre é aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro

Orçamento operacional - Descrever o resultado das atividades operacionais da empresa: Vendas, Produção, e Estoques de Produtos, de forma detalhada.

Orçamento Financeiro - Detalham as entradas e saídas de caixa e todas as posições financeiras, provenientes das atividades operacionais desenvolvidas.

O Orçamento-mestre é utilizado pelos gestores para acompanhar os resultados e se as metas orçamentárias estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com