TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da gestão financeira

Tese: Importância da gestão financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

A Importância na Administração Financeira

A administração financeira é um setor muito importante na organização, pois através dessa ciência que a empresa projeta seua passos em relação ao mercado. Além de servir para que a empresa possa tomar suas principais decisões, a administração financeira permite avaliar a real situação da organização. E de extrema importância que a empresa tenha total controle de seus ativos e principalmente ter gerenciamento do seu passivo para que ciente da vida financeira ela possa traçar seus próximos passos.

Hoje o mercado e extremamente globalizado as modificações no mundo financeiro ocorre rapidamente e constantemente. Hoje o dólar e de um determinado valor amanha já e outro, hoje a taxa selic que Regis as aplicações financeiras no Brasil pode aumentar ou diminuir. Esses fatores fazem com que os administradores estejam prontos para tomar decisões e necessário obter todos esses dados financeiros da organização em mãos .

Para finalizar vamos ressaltar que para a organização realizar investimentos, aceitar determinados projetos e necessário saber o quanto investir, como e quando. Com objetivo de obter o maior retorno em menos tempo,para tomar essa decisão e necessário que o administrador financeiro exerça sua importante função na organização a de cuidar e manter a empresa lucrativa.

A Interferência do Tempo sobre a Moeda

O valor da moeda sofre mudanças em relação ao tempo, ou seja, hoje por exemplo o dinheiro que e utilizado na compra de um sofá será insuficiente para comprar o mesmo no decorrer de um ano, esse tipo de situação e denominado inflação que constitui o aumento nos preços dos produtos e consequentemente perda do pode de compra. Outro fator que influência na desvalorização da moeda e o Risco, ou seja, o amanha e muito incerto, por isso as pessoas procuram investir em aplicações financeiras que paguem o risco que elas correm.

E por ultimo temos a preferência pela Liquidez, que e a preferência pelo dinheiro do que ativos que podem sofrer influencia nos seus valores. Por exemplo podemos citar que um carro que hoje vale R$ 24.000,00 amanha com certeza valerá menos, já o dinheiro liquido pode ser investido e valorizado com o decorrer do tempo. Por essas razões a moeda é desvalorizada diariamente.

Tipos de sociedade

Passaremos a seguir, de maneira resumida, evidenciar algumas características das sociedades empresariais e a destacar suas principais vantagens e desvantagens. Trabalharemos com três tipos de sociedade, sendo elas: Sociedade Simples, Sociedade Limitada e Sociedade Anônima.

A Sociedade Simples é constituída para a exploração de atividade de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais: advogados, médicos, dentistas, contadores, engenheiros etc.

As sociedades simples são registradas no cartório de registro civil de pessoas jurídicas.

A Sociedade Limitada abrange mais de 90% das empresas brasileiras. Neste tipo de sociedade o sócio responde pelo valor de sua cota e solidariamente pela integração do capital social.

Outra característica importante deste tipo de sociedade toca a questão da administração, que nesta tem que ser designado em contrato social ou através de um ato em separado.

Vejamos alguns atos que dependem da deliberação dos sócios:

a) a aprovação das contas da administração;

b) a designação dos administradores, quando feito em ato separado;

c) a destituição dos administradores;

d) a modificação do contrato social;

e) o pedido de concordata, entre outros;

Importante lembrar que a deliberação em assembleia será obrigatória quando o número dos sócios for superior a dez.

A Sociedade Anônima ou companhia, o capital divide-se em ações obrigando – se cada sócio somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir.

Possui como características principais:

a) é sempre uma sociedade empresária;

b) a sociedade é designada por denominações;

c) faculdade de participar em outras sociedades, mesmo que não prevista no estatuto;

A tabela a seguir traz algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de sociedade mencionada acima. Vejamos:

Tipos de sociedade

Sociedade Simples Sociedade LTDA Sociedade Anônima

Vantagens Desvantagens Vantagens Desvantagens Vantagens Desvantagens

simplicidade do contrato social dificuldades de fornecimento de produtos e serviços a médias e grandes empresas, devido a legislação possibilidade de adição de capital social através da entrada de sócios só pode haver redução de capital se ficar caracterizado que ele é excessivo em relação ao objeto maior acesso ao mercado e ao público investidor custo de implantação e manutenção considerados altos

não precisa de designação Obrigatoriedade de designação importante mecanismos de capitação de recursos, sendo através deles emissões de ações ou emissão de debêntures burocracia

é possível ter sócio apenas de serviços não cumulatividade de ICMS divisão do poder decisório risco da responsabilidade solidária de todos os sócios, pelo período de 5 anos bens livre de penhora, exceto para os membros do conselhor de administração sistema tributário complexo

aumento de cotas livres aumento de cotas apenas se elas estiverem integralizadas pagamento de dividendos aos acionistas

menos tempo e dinheiro na administração Responsabilidade dos sócios limitadas ao número de cotas a sociedade Limitada deverá registrar todos os seus livros de administração, de reunião e do conselho fiscal maior transparência sobre a situação econômica real da empresa

Contabilidade simplificada não afeta bens particulares dos sócios quórum mínimo de 75% para dissolução

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com