TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Qualificação Para O Mercado De Trabalho

Monografias: A Importância Da Qualificação Para O Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 5

Tecnologia (Mídias Sociais, Mobile Marketing, etc), Saúde (Farmacêuticos especialistas no desenvolvimento de medicamentos), Educação (Tecnólogos em TI e Áreas de Tecnologia, Gestão empresarial, Logística e Transporte, Gestão Pública e Pessoal), Engenharia (Naval, Civil, de Produção, etc), Área de Óleo e Gás, são algumas das áreas em franca ascensão no mercado de trabalho, via de mão, há uma grande demanda por este tipo de mão de obra qualificada para que possam ocupar as vagas existentes, contudo, isso nem sempre acontece. Qual a dificuldade em por a pessoa correta na vaga certa? As pessoas estão se qualificando menos ou as empresas estão mais exigentes? O fato de ter o 3º grau completo será que é suficiente? Qual deve ser o diferencial para o mercado?

Ao contrário da realidade de antigamente, quando havia muitos profissionais para poucas vagas, hoje o mercado de trabalho está tendo muitas vagas, porém poucos profissionais preparados perante as exigências das vagas. Profissional que não tem uma qualificação demora mais para realizar as suas tarefas e isso leva tempo e dinheiro. Esse é um dos motivos que leva a tanta exigência. Foi o tempo que até para ser Auxiliar de Serviços Gerais, precisava ter só Ensino Fundamental, hoje é necessário ter o Ensino Médio. Imagina para outros cargos?

Infelizmente o que percebemos é que as pessoas estão sim se qualificando cada vez menos, levando a muitas empresas a praticarem o Headhunter, ou seja, caçam talentos prontos em outras empresas para que possam ocupar essas vagas em aberto, oferecendo benefícios e vantagens para que essa migração seja feita. Prática essa que vem sendo cada vez mais comum entre as empresas que necessitam de mão de obra qualificada, sendo esta, cada vez mais escassa no mercado. A pressa da geração Y em querer conseguir entrar no mercado e conquistar cargos cada vez mais elevados e na maiorias das vezes sem possui credencial para isso, muitos apenas concluem a faculdade, sem possuírem cursos de qualificação, experiência profissional sólida, cursos de idiomas enfim, querem tudo pra hoje e não fazem por onde, também são fatores que influenciam nesta falta de qualificados.

A qualificação profissional nos dias atuais é um diferencial fundamental no momento de buscar e candidatar-se a uma oportunidade de trabalho, e quando falamos em qualificação, falamos em conhecimento, é aquele profissional que saberá o que fazer dentro da empresa, ou seja, deve chegar pronto e preparado para atuar diretamente na função.

E uma desculpa muito comum quando o assunto é qualificação, é a falta de tempo para estudar, no entanto, essa justificativa tem caído por terra há algum tempo, uma vez que com a facilidade da internet, é possível realizar diversos cursos, sem sair de casa, estudando na hora e quando você quiser, ou seja, se você administrar e gerenciar melhor seu tempo é possível fazer com que 30 minutos do seu dia seja dedicado a um curso online.

Cursos técnicos, novos idiomas, cursos de aperfeiçoamento e de qualificação hoje são imprescindíveis para aqueles que almejam sucesso profissional. Isto por que, concomitantemente as empresas estão cada vez mais exigentes e buscam profissionais que possam efetivamente fazer a diferença naquilo que fazem. Mostrando além da qualificação, comprometimento, espírito de equipe e de liderança, capacidade de inovar e empreender e ambição, ou seja, ser e fazer a diferença. Sendo este o perfil mais procurado pelas grandes empresas.

O chamado gargalo do emprego está na ausência de profissionais especializados de nível superior, como engenheiros, e de trabalhadores com formação específica, para os quais a demanda pode ser atendida com a promoção de cursos de pequena duração, sem exigência de alto nível de escolaridade.

Hoje estamos vivendo em uma sociedade que nos faz pensar o tempo todo e o mercado de trabalho também estar nos cobrando isso, Raciocínio. Estamos em uma era que precisamos exercitar além dos músculos, também o cérebro. Estude, se atualize, busque novos conhecimentos, aprenda um novo idioma. Leia mais, pois ler é descobrir novos horizontes, é dar permissão a imaginação para criar, viajar sem sair do lugar. Ler é conhecer novas culturas, novas formas de ter opiniões sobre qualquer assunto. É agregar conhecimentos, sabedoria. A leitura nos transforma em pessoas mais interessantes cheias de conteúdos incessantes.

Ter conteúdo intelectual, não é ser careta, fora de moda. Nos dias de hoje, ser uma pessoa com conteúdo, conhecimento são fatores que nos ajudam a ganhar o pão de cada dia.

É percebido aqui em Feira de Santana – BA que as empresas que estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com