TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Teoria Neoclássica Na Administração

Ensaios: A Importância Da Teoria Neoclássica Na Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  6.203 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introduzindo a Abordagem Clássica

A partir de 1950 o mundo das organizações ingressou em uma etapa de grandes mudanças e transformações, já havia acabado a Segunda Guerra Mundial, e o mundo passou a experimentar um notável surto de desenvolvimento industrial sem precedentes. E com o surgimento da televisão, do motor a jato e o crescimento nas telecomunicações, o mundo das organizações não seria mais o mesmo. Após tudo isso as repercussões sobre a teoria administrativa não demoraram a acontecer.

Através deste trabalho vamos demonstrar todas as possibilidades que a aplicação da Teoria Neoclássica da Administração pode nos oferecer, a busca por resultados e o pragmatismo exercido através da busca dos objetivos, afirmando a prática administrativa como uma técnica social essencial na atividade humana, e no ambiente dos negócios o meio pelo qual o administrador busca os resultados através das pessoas por ele gerenciadas.

Também abordaremos os princípios básicos da organização e suas diversas formas de se organizar, considerando o paradigma da centralização e descentralização, suas vantagens e desvantagens.

Todavia com os pontos negativos e as críticas existentes aos autores clássicos a Abordagem Clássica continua servindo de base para as demais teorias administrativas existentes até então. A Teoria Neoclássica da Administração é a evolução da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais.

Pretendemos que usufruam deste trabalho como uma leitura enriquecedora para seu entendimento sobre esta Teoria Neoclássica Administrativa e seus componentes.

2. Teoria Neoclássica da Administração

O surgimento do modelo Neoclássico surgiu em meados do ano de 1950, a fim de remodelar e atualizar os modelos clássicos e científicos já existentes conforme os estudos de Frederic Taylor e Fayol. Peter Drucker começou seu estudo sobre esta abordagem em 1935, com o livro “The End Of Economic Man”, enfatizando a necessidade de uma nova “roupagem” para os modelos pré definidos.

Com o crescimento gradativo e constante das corporações e das tecnologias no processo de produção, notou-se que as empresas tinham novos desafios a medida que obtiveram aumento da produção e novas contratações. O modelo clássico até então, era extremamente simples e delimitava as tarefas e responsabilidades de cada função.

Já, nesta nova teoria, instauram-se diversas linhas tanto em nível institucional (Diretoria) quanto a nível estratégico (Supervisão) e operacional (Operários), descentralizando em determinados departamentos ou centralizando o comando nas áreas de produção, com foco nos resultados.

A Teoria Neoclássica representa a Teoria Clássica colocada em uma nova roupagem e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas

O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o que designa a Administração como uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.

A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento orgânico das organizações. Uma das respostas que a nova teoria se incumbiu de resolver é a respeito do dilema da centralização versus descentralização. Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que casa sistema proporciona.

A Teoria Neoclássica enfatiza algumas funções do administrador como o planejamento, a organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo.

Os Fundamentos da Abordagem Neoclássica consistem em:

• A Administração é um processo operacional composto por funções como planejamento, organização, direção e controle;

• Fundamenta-se em princípios básicos pré-existentes e universais;

• Usa-se de princípios verdadeiros;

• A Abordagem Neoclássica Prima identificar as funções do administrador e posteriormente usufruir delas em sua prática administrativa;

3. Objetivos da Teoria Neoclássica da Administração

A Teoria Neoclássica da Administração tem os seguintes objetivos:

• Mostrar o Ecletismo da Teoria Neoclássica da Administração, sua preocupação com a prática administrativa e sua ênfase nos resultados, ou seja, ela utiliza práticas de outras teorias e tem sua ênfase mais para eficácia do que para eficiência;

• Afirmar a Administração como técnica social básica, por meio da qual o administrador alcança resultados por meio das pessoas com as quais trabalha com isso o administrador deve um bom relacionamento com seus colaboradores para conseguir obter seus resultados almejados.

• Definir as funções do Administrador que formam o processo administrativo;

• Definir os princípios básicos da administração;

• Considerar o dilema centralização versus descentralização, os fatores que afetam as decisões sobre descentralização, suas vantagens e desvantagens.

4. Aspectos Administrativos comuns às organizações

Todas as instituições são organizações que possuem concordâncias administrativas. Drucker indica que há três aspectos principais entre elas:

Quanto aos objetivos: As organizações são órgãos sociais, que em sua atividade fim acabam realizando uma tarefa social. Ou ela proporciona uma contribuição para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com