TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Currículo

Trabalho Escolar: A Importância Do Currículo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Elabore um texto que defina com suas palavras: O significado e a importância do Currículo.

No contexto educacional o currículo tem um papel de importância. Mas como defini-lo? Seu significado literal é trajetória, jornada, percurso a seguir. O conhecimento do seu significado pode nos ajudar na exploração desse tema complexo.

Embora não exista um consenso entre os estudiosos, sabemos que ele não deve ser estático, ele estabelece o diálogo entre diferentes áreas de saber e deve englobar equipe técnica, gestora, professores e alunos. O currículo envolve o que será ensinado, como esse conteúdo será organizado, como ensinar, que tipo de materiais didáticos serão usados, quais as experiências e conhecimentos que serão extraídos desse ensino.

Cabe à equipe gestora os critérios de escolha de um conteúdo que atenda às necessidades do educando. Ao professor cabe construir e dar forma a esse conhecimento de forma criativa e inovadora. O aluno também tem sua participação na construção de seu conhecimento, pois o currículo também pode ser interpretado como experiência de aprendizagem adquirida ou vivida sob supervisão escolar, onde cabem aquisição de valores, socialização e formação de atitudes. Nesse processo estão ainda inclusos pais, sociedade, intelectuais, entre outros.

O currículo é uma construção cultural, histórica e social, surge das inter-relação entre os diferentes componentes do sistema educacional. Houve um momento em que o currículo era considerado como algo rígido, no qual não havia espaço para questionamentos, com potencial de massificação e controle. Ele passou por momentos de estabilidade e instabilidade e vem sendo alterado em vista de questões sociais e diferentes culturas, deve retratar o universal e o regional ao mesmo tempo. Levando-se em consideração que a escola é uma instituição de formação humana, o currículo deve levar a escola a atingir esse objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com