TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imprensa Do Segundo Reinado E As Campanhas De Abolição E Da Republica

Ensaios: A Imprensa Do Segundo Reinado E As Campanhas De Abolição E Da Republica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 2

A imprensa do Segundo Reinado e as campanhas de abolição e da republica

O segundo reinado é a fase da história do Brasil que corresponde ao governo de D.Pedro II, com inicio em 1840 e término em 1889 com a proclamação da República.

A principio a imprensa brasileira presente no Segundo Reinado era abastecida pelos pasquins, que eram publicações criticas e as vezes satíricas manuscritas e publicados sobre pseudônimos ou autoria anônimas e , na maioria , era contidos de apenas um só artigo.

Mais tarde a imprensa brasileira teria uma enorme importância nas revoluções que o reinado iria viver como: A sabinada (1837), a Balaiada (1838), Cabanagem (1835), Farroupilha (1836), dentre outras. Onde nessas revoluções a influencia dos pasquins e dos jornais da regência foi gigantesca, os mesmos preparavam o ambiente e os leitores para o que estava por vir. Ao decorrer das revoluções esses pasquins e jornais desapareciam.

Com o passar de alguns anos a imprensa se modernizou, com a criação de ferrovias em 1854, auxilio do telegrafo (introduzido no Brasil em 1852) e da litografia conseguiu alcançar novas frentes possibilitando a transmissão de noticias, veio então a imprensa ilustrada, periódico que trazia em suas capas ilustrações satíricas e críticas, ilustrações publicadas com o processo de litografia. Um exemplo era a Revistas Illustrada que combinava textos e imagens fazendo com que a noticia alcançasse uma gama da população que antes não entendiam a noticia escrita apenas , como os analfabetos e estrangeiros.

O aspecto mais importante, no entanto, foi à presença marcante da imprensa nas campanhas de abolição e da república. Na década de 1870 ficou marcado pelo grande numero de periódicos criados que defendiam tais causas, a imprensa assim como a população ficou divida em relação à abolição, visto que a os jornais da época anunciavam em suas folhas escravos deixando ali suas melhores características. Em relação a republica a imprensa, por parte, não acreditava que essa luta traria benefícios concretos e nítidos, outros periódicos, no entanto acreditavam e apoiavam a causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com