TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Social na Sociedade da Informação

Artigo: A Inclusão Social na Sociedade da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Artigo  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

2.1 A Inclusão Social na Sociedade da Informação

exercício de informatização.

A sociedade da Informação surge no fim do Século XX, é conhecido como sociedade do conhecimento, este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão e pode ser definida como um estágio do desenvolvimento social caracterizado pela capacidade de cidadãos, empresas e administração pública – obter, difundir e compartilhar informação, de forma simultânea e imediata.

A ampliação do valor da informação aliada a tecnologias convergentes para conceitos digitais força a sociedade atual a se padronizar nas exigências de um novo padrão de vida e trabalho, se tornando imprescindíveis para uma vida em grupo. Este impacto econômico social esta representando uma profunda mudança no modo como a sociedade esta se organizando, onde se caracteriza pelo seu elevado potencial de promover a integração e reduzir a distância entre pessoas e aumentar seu nível de informação. (TAKAHASHI, 2000)

Assistir televisão, falar ao telefone, movimentar a conta no terminal bancário e, pela internet, verificar multas de transito, comprar livros, trocar mensagem com o outro lado do planeta, pesquisar e estudar são hoje atividade cotidianas, no mundo inteiro e no Brasil. Rapidamente nos adaptamos a essas novidades e passamos – em geral, sem uma percepção clara e nem maiores questionamentos a viver da Sociedade da Informação, uma nova era em que a informação flui a velocidade e em quantidade há penas poucos anos inimagináveis, assumindo valores sociais e econômicos fundamentais.

Entretanto viver esta sociedade onde o bem mais valorizado é a informação, como ela é tratada, armazenada usando para isso recursos tecnológicos não está livre de riscos, a revolução tecnológica gerou uma cidade moderna a partir de indústria de hardware e software, resultando em uma nova exploração de capital humano e força de trabalho, entretanto faltam recursos para tal força, uma vez que, 90% (noventa por cento) da população do planeta jamais teve acesso ao telefone, tendo que haver uma iniciativa dos países para evitar que a disparidade social entre as pessoas, as nações e os blocos de países, já que a sociedade está assumindo novas formas de exploração e expropriação da força de trabalho agravando a exclusão social (GUERREIRO, 2006).

A realidade vivida nos dias atuais requer mais investimento em rotas e prioridades para inserir no seu cotidiano inserção de um indivíduo a um certo meio. Não há como falar em inclusão social, nem de projetos e atitudes para sua realização sem antes mencionar os excluídos da mesma, onde o fator exclusão social consiste essencialmente como uma situação de falta de acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade aos seus membros.

Desse modo, a exclusão social pode implicar privação, falta de recursos ou, de uma forma mais abrangente, ausência de cidadania, se por esta, se entender a participação plena na sociedade, aos diferentes níveis em que esta se organiza e se exprime: ambiental, cultural, econômico, político e social.

A exclusão social é necessariamente multidimensional e se exprime em diferentes níveis (ambiental, cultural,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com