TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Investigação Cientifica

Por:   •  14/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES

1- Citar e descrever os passos comuns a serem seguidos por todas as investigações científicas.

Toda pesquisa tem seu desenvolvimento especifico e não pode ser generalizado porque cada pesquisa tem seus procedimentos e objetivos diferentes. No processo de investigação cientifica há etapas comuns a serem seguidas exatamente nesta ordem de execução;

1. Planejamento criterioso (projeto de pesquisa)- é um plano do trabalho que se pretende realizar e nele procuramos resolver uma série de perguntas;

2. Aprovação da ideia- é a analise e aceitação do projeto de pesquisa;

3. Coleta de dados- é a coleta das informações sobre o assunto abordado;

4. Análise e processamento dos dados- é a discussão e analise do problema colocado;

5. Interpretação dos resultados da análise e processamento- Entendimento dos dados coletados;

6. Redação (relato do trabalho de investigação – artigo, monografia, dissertação, tese)- é o relato e conclusão da parte escrita do trabalho;

7. Validação (defesa da tese e aprovação do conhecimento)- é a defesa da sua idéia abordada no texto aprovada ou não pela banca que assistiu o trabalho;

8. Comunicação (divulgação do conhecimento)- é a divulgação do que foi abordado,  transmitir para as outras pessoas o seu conhecimento e o que foi aprendido durante a pesquisa.

2-Com a noção da quantidade de todos os conhecimentos já produzidos até agora pelo homem, é notório grande atividade principalmente nas últimas décadas e uma lentidão nas produções no início da vida social do homem no planeta. Explique o motivo desta discrepância.

Pode-se considerar como um motivo a falta da comunicação entre os povos, porque no inicio da vida social do homem os meios de comunicação e a forma de armazenamento do que já tinha sido descoberto era quase impossível por não haver meios mais seguros para o arquivamento, era tudo impresso em papel e quando transmitido para outras pessoas e lugares dependia de mensageiros, navios, cavaleiros, etc. O que fazia com que o processo fosse longo e demorado. Assim muitas vezes era necessário começar todo o trabalho do zero.

Nos dias de hoje tudo é mais fácil, é possível envia informações em segundos para qualquer lugar do mundo, graças a tecnologia que esta acessível a todos os povos, e o registro dessas informações podem ser arquivados em dispositivos muito mais simples como pen drive, discos rígidos, entre muitos outros. O avanço da tecnologia e dos métodos são instrumentos facilitadores para a comunicação do conhecimento adquirido.

3- Qual o principal meio técnico da ciência para se estudar os fenômenos e descobrir as causas dos mesmos?

O principal meio técnico da ciência para chegar às verdades é a pesquisa cientifica.

4-Analise o método hipotético-dedutivo e dialético e compare com o fenomenológico. Em que ponto eles entram em choque?

O método hipotético-dedutivo analisa um problema através de teste de hipóteses (questionamento), o dialético baseia-se na argumentação para se chegar à uma verdade,especialmente quando há contradição a respeito de um fato, já o método fenomenológico não é dedutivo e nem indutivo ele preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é. Descreve o fenômeno sem explicá-lo, sem analisá-lo, não tendo a preocupação de buscar relações causais, está voltada a mostrar e não demonstrar. A realidade é construída socialmente entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado, então a realidade não é única. Existem tantas quantas forem suas interpretações e comunicações, O sujeito ou autor é reconhecidamente importante no processo de construção do conhecimento.

5- Descrever os três níveis do conhecimento nas pesquisas de cunho exploratório, explicativo e descritivo.

Pesquisa exploratória: Tipo de pesquisa que fornece uma visão geral e aproximativa a respeito de algum assunto, pois aborda temas pouco explorados. Serve de base para futuras pesquisas.

Ex: Verificação das espécies de helmintos mais prevalentes em uma região desconhecida, o estudo detalhado de cada um dos helmintos e das helmintíases virá numa pesquisa futura.

Pesquisa descritiva: Estudam características de população, fenômenos e relações entre si.  Utiliza técnica padronizada de coleta de dados. É a mais utilizada nas pesquisas sociais.

Ex: Pesquisas eleitorais e pesquisas de opinião.

 A visão de funcionários de uma empresa quanto à ocorrência de preconceitos por parte deseus superiores.

Pesquisa explicativa: É o tipo mais complexo. Busca identificar fatores que determinam a ocorrência de fenômenos. Tenta fornecer explicações científicas para as interrogantes mais profundas. Trabalha intimamente com o método experimental.

Ex: Teste de medicamentos para tratamento de certo tipo de câncer.

Porque pacientes infectados por Trichomonas sp. estão mais propensos a contrair o vírus HIV?

6- Em quais ramos a ciência original se desmembrou, fazendo com que surgissem estudos com objetivos mais específicos sobre as descobertas das atividades humanas? Dê exemplos.

A ciência original se desmembrou em Ciência Física (ou Natural) e em Ciência Social.

A ciência física ou natural propõe a melhoria das condições de vida do homem em uma concepção física, produção de bens de consumo e capital.

Ex: Engenharia, Agronomia, Biologia, Geologia, etc.

A Ciência Social visa o engrandecimento do homem como pessoa, produção de serviços (estrutural, comportamental, institucional, cultural e político).

Ex: Antropologia, História, Pedagogia, Sociologia, Ciências políticas, etc.

7- O que é metodologia científica? Quais as ideias básicas da metodologia científica geral e específica?

Metodologia cientifica é um conjunto de procedimentos epistemológicos sistematizados adotados para se atingir o conhecimento.

 A metodologia Geral proporciona base lógica para investigação (métodos de raciocínio), e a Específica são procedimentos técnicos a serem adotados na investigação científica.

8- Quais as diferenças entre os métodos científicos gerais indutivo e dedutivo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com