TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem Viabilizadora De Direitos

Artigos Científicos: A Linguagem Viabilizadora De Direitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

A LINGUAGEM COMO VIABILIZADOR DE DIREITOS

• 1-Todo profissional, em suas diversas áreas, possuem seus instrumentos e técnicas para desenvolve-lo da melhor forma possível, e com a profissão de Assistente Social não é nada diferente, pois ela também necessita e utiliza suas ferramentas, instrumentos e técnicas para intervir nas diversas expressões da “questão Social”. Esses instrumentos são de grande importância, já que potencializa este trabalho de forma estratégica, e um desses instrumentos utilizados é a linguagem onde esta é imprescindível, para a e possibilita a comunicação no atendimento social, com aqueles com quem interagem e com demais profissionais, no entanto, a linguagem esta subdividida em: oral ou direta e escrita ou indireta.

Estes tipos de Linguagens são fundamentais e necessários o domínio deste instrumento para qualquer profissional, pois auxilia no momento que precisa fazer um laudo, parecer, entrevista individual ou grupal, dinâmica de grupo, reunião, etc.,

• 2- Se faz necessário estar atento(a) importância da realidade específica de cada sujeito respeitando seus códigos de comunicação oral e escrita, já que, geralmente as pessoas que interagem com o assistente social, são àquelas desprovidas de conhecimento , informação e recursos, já que geralmente são excluídos da sociedade de alguma forma ou não tiveram acesso a educação e portanto não possuem o domínio da linguagem oral, e nem escrita. No entanto, se comunicam do seu modo e com dificuldades. Porém, é de extrema importância que o profissional com o seu domínio de comunicação através da linguagem saiba interpretar, identificar as reais necessidades do individuo, sem, contudo, falar de forma tão difícil e complicada com aqueles que não irão entender, ou seja deverá falar de forma mais clara e objetiva demonstrando interesse e respeito com cada sujeito.

Na linguagem direta ou oral atraves das observações, entrevistas, reuniões, dinâmicas de grupo, mobilização de comunidades, visitas domiciliares ou institucional, o assitente devera estar atendo na forma de comunicação, conduzindo o dialago aos objetivos estabelecidos, deverá saber ouvir as ideias, necessidades, vontades, conhecendo também o modo e a qualidade de vida, entre outros aspectos. Na linguagem escrita, utilizada em relatórios sociais, atas de reuniões, diário de campo, parecer social, livros de registro, parecer social, etc., essas ferramentas facilitam as anotações de atividade, reflexões do cotidiano, discussões e opiniões de dados coletados, etc. Esta linguagem faz o uso da formalidade escrita, e exige total conhecimento da linguagem culta, para que assim, possa auxiliar na tomada de decisões deste profissional.

CONCLUSÃO

No processo de interação humana há a comunicação através da linguagem seja ela oral ou escrita e esta modalidade linguística é adquirida através da existência de um idioma, e com isso, é de grande importância a existência da linguagem para o profissional de Serviço Social, tendo em vista que a eficiência deste instrumento de trabalho viabiliza o acompanhamento do processo de desenvolvimento do profissional. Pois, é através do contato(comunicação) doas cores, imagens, sentimentos, palavras , contato uns com os outros que tornam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com