TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Medicina Antes De 1700 E A Sacaralização Da Ciência

Artigos Científicos: A Medicina Antes De 1700 E A Sacaralização Da Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício de Sociologia sobre os textos “A medicina antes de 1700” de Sônia Lins, e “A sacralização da ciência” de Álvaro Vieira Pinto.

1. Nos dias de hoje a medicina e a religião podem ser consideradas ciências antagônicas e que estão em campos diametralmente opostas?

Não, há coisas na vida que ambas não têm a mínima semelhança e há outras em que elas simplesmente se completam. Hoje não se pode ter medicina sem religião, pois muitas vezes há situações em que a ciência não explica determinadas curas repentinas, sendo classificadas como “milagre”. Visto que além de ter fé em profissionais de saúde, é excepcional ter primeiramente fé me Deus.

2. A magia e a religião fazem parte da medicina contemporânea? Comente.

Sim, no passado as doenças eram consideradas culpa do demônio ou castigo de Deus, e para a cura era feito um tratamento primitivo e muitas vezes cruel, mas que era adequado para aquela época e situação. Ambas fazem parte da medicina primitiva, em que se acreditava tratar tanto do corpo como da alma do doente.

3. Faça uma critica de no mínimo cinco linhas sobre o texto “A sacralização da Ciência”.

O texto caracteriza a ciência desde os tempos antigos ate os atuais, dando ênfase na parte histórica. É ressaltado que mesmo nas condições mais primitivas houve ciência, pois ela representa um dos fundamentos mais importantes na vida humana, ao lado da religião. Nas civilizações antigas, nem todos aqueles que usufruíam dela eram bem vindos entre a sociedade, simplesmente por acreditarem em coisas que hoje são consideradas adequadas, mas que naquela época eram aberrações. Mesmo nesse tempo, em que os pensamentos eram tão primitivos, haviam aqueles que eram respeitados e reconhecidos como sábios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com