TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modernização Conservadora do Brasil

Artigo: A Modernização Conservadora do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA DO BRASIL

Chamou-se de modernização conservadora o movimento que representou o crescimento econômico que o Brasil passou após a revolução de 1964.

Desse crescimento podemos citar a abertura do comércio, a entrada do capital internacional, o que consequentemente, ocorreu a instalação de multinacionais no Brasil e o aumento de investimentos.

Como muitos brasileiros foram escolhidos para cargos altos nas empresas multinacionais, começou a corrupção e a lavagem de dinheiro, incluindo o nosso sistema político.

Como o Brasil havia passado pela ditadura e o regime militar na década de 60, o país ficou preso ao sistema implantado, o que favorecia lucrativamente poucos e a classe mais pobre era prejudicada.

Ao contrário de países desenvolvidos, o crescimento no Brasil não foi duradouro, pois graças à corrupção surgiram muitas empresas fantasmas, as quais renderam muitos prejuízos ao país.

Sendo assim, podemos concluir que o Brasil desenvolveu “ uma falsa modernidade ” pois não houve modificações na desigualdade social e sim houve medidas que beneficiaram somente alguns grupos.

Na década de 70 , houve no país a chamada Revolução Verde, a qual visava ajudar o desenvolvimento agrícola, onde agrônomos desenvolveriam técnicas para o aumentar a produtividade agrícola e resolver a pobreza e diferenças na economia. Além de não resolver o problema da fome, ainda houve danos e prejuízos aos pequenos proprietários agrícolas.

Assim concluímos que esta técnica em países subdesenvolvidos ocasionou uma crescente produção agrícola, já no Brasil, se por um lado se desenvolveu a agricultura e a economia, por outro lado ocorreu um dano ambiental e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com