TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSIDADE DE PLURALIZAR COM CLAREZA A ASSISTÊNCIA SOCIAL, POLITICAS PUBLICAS, BENEFÍCIOS E O DESENVOLVIMENTO DESTES, DENTRO DA MUNICIPALIDADE

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 9

_________________________________________________________________[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

YURI JEFF MARTINS DA SILVA

CONFLITOS E BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO:

A NECESSIDADE DE PLURALIZAR COM CLAREZA A ASSISTÊNCIA SOCIAL, POLITICAS PUBLICAS, BENEFÍCIOS E O DESENVOLVIMENTO DESTES, DENTRO DA MUNICIPALIDADE

___________________________________________________________________

Itapecerica Da Serra-Sp

2021

YURI JEFF MARTINS DA SILVA

CONFLITOS E BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO:

A NECESSIDADE DE PLURALIZAR COM CLAREZA A ASSISTÊNCIA SOCIAL, POLITICAS PUBLICAS, BENEFÍCIOS E O DESENVOLVIMENTO DESTES, DENTRO DA MUNICIPALIDADE

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Serviço Social – Universidade Anhanguera, para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

Tutor à Distância: Juliana Isabele Gomes Probst

Tutor Presencial: Liliane

Itapecerica Da Serra-Sp

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        5

3.        OBJETIVOS        5

3.1        Objetivo Geral        5

3.2        Objetivos Específicos        5

4.        JUSTIFICATIVA        6

5.        METODOLOGIA        7

6.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        8

9.        CRONOGRAMA DE EXECUÇÂO        10

10.        ORÇAMENTO        11

11.        RESULTADOS ESPERADOS        11

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA        13

ANEXO...................................................................................................................................14


  1. INTRODUÇÃO

Este projeto tem como alvo, dar início ao debate sobre as dificuldades de comunicação dos Assistentes sociais dentro e fora das redes sociais, levantar a possibilidade de um papel mais atuante na área de mídias e redes sociais, como isso pode ou não influenciar no dia a dia do profissional dentro de uma rede de atendimento municipal.

Elaborar e racionalizar situações e estratégias que facilitem a utilização dessas novas mídias em prol do enfrentamento das expressões da questão social.

Demonstrar alguns exemplos, na área e em outras áreas acadêmicas, de um bom uso destas ferramentas e plataformas, na divulgação cientifica ou na abertura da curiosidade sobre determinado campo de conhecimento acadêmico, formatando assim um ímpeto de conhecimento, e como isso pode ajudar na área de Serviço Social.


  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

As novas formas de comunicação e informação e a capacidade de adaptação e inserção destas no cotidiano do Serviço Social. Como o profissional lida com as novas formas de comunicação, seus pros e contra e como é a relação entre a capacidade de evolução das formas de comunicação, linguagem e tecnologia, e a capacidade de adaptação do profissional com elas.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Dar início ao debate sobre as relações pessoais e profissionais do Assistente Social com as novas ferramentas de comunicação. Relatar bons exemplos que incentivem o direcionamento do assistente social a estas ferramentas e novas estratégias de comunicação, como medida de combata as expressões da questão social.

  1. Objetivos Específicos

  • Contextualizar historicamente o papel do Assistente Social a partir da constituição de 1988;
  • Debater a atualidade do Serviço Social na atualidade;
  • Relatar as formas de comunicação com o público alvo;
  • Debater sobre os principais fatores que incidem sobre a comunicação entre o profissional e o público atendido;
  • Dar início ao debate sobre a capacidade atual do Assistente Social de se integrar as novas plataformas de comunicação;
  • Relatar e relacionar, exemplos de membros de outras áreas acadêmicas no conceito de comunicação atual;
  1. JUSTIFICATIVA

A ideia inicial deste TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) surgiu da observação e constatação de um fato interessante e recorrente, tanto nas salas de graduação do Curso de Bacharelado de Serviço Social, quanto em relatos de profissionais atuantes da área, que se divide em dois aspectos iniciais que são: há uma quantidade expressivamente maior de mulheres no curso, das quais a maioria se encontra na faixa etária acima dos 40 anos; a maioria deste público apresentou dificuldades com relação a pesquisa, atualidade e novas tecnologias relacionadas a internet.

Logo após estes fatos iniciais e um período de conversas e escuta de relatos de profissionais conhecidos, ficou evidente que essas dificuldades perduram para além da graduação e permeia não apenas as atividade dos profissionais, mas trabalha com outros fatores e obstáculos dentro da rotina de trabalho do Assistente Social e equipes, principalmente das que fazem parte da rede municipal de atendimento sócio assistencial.

Foi demonstrado durante a idealização deste TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que há também uma certa resistência aos meios de comunicação da atualidade, suas plataformas e ferramentas, que muitas vezes não são relacionadas como aliadas no enfrentamento das expressões da questão social. Muitas vezes há atribuição contraria  a estas ferramentas, levando-as a segundo plano nas atividades diárias ou até mesmo como inimigas, à medida que a tecnologia possui uma complexidade muito além da adaptabilidade dos profissionais e estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com