TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Do Fato Social

Pesquisas Acadêmicas: A Origem Do Fato Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.543 Visualizações

Página 1 de 2

A Objetividade do Fato Social

Identificados e caracterizados os fatos sociais, Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia. Para ele, como para os positivistas de maneira geral, a explicação científica exige que x pesquisador/a estabeleça e mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua análise.

Segundo Durkheim, para que x sociólogx consiga apreender a realidade dos fatos, sem distorcê-los de acordo com seus desejos e interesses particulares, deve deixar de lado suas pré-noções, isto é, valores e sentimentos pessoais em relação àquilo que está sendo estudado. Para ele, tudo que nos mobiliza – nossas simpatias, paixões e opiniões – dificulta o conhecimento verdadeiro, fazendo-nos confundir o que vemos com aquilo que queremos ver. Essa neutralidade em face da realidade, tão valorizada pelos positivistas, pressupõe o não-envolvimento afetivo, ou de qualquer outra espécie, entre x cientista e seu objeto.

Levando às últimas conseqüências essa proposta de distanciamento entre x cientista e seu objeto de estudo assumido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava x sociólogx a encarar os fatos sociais como “coisas”, isto é, objetos que lhe são exteriores. Diante deles, x cientista, isento de paixão, desejo ou preconceito, dispõe de métodos objetivos, como a observação, a descrição, a comparação e o cálculo estatístico, para apreender suas regularidades. Deve x sociólogx manter-se também afastadx das opiniões dadas pelos envolvidos. Tais juízos de valor individuais podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível à/ao cientista. Para levar essa racionalidade às últimas consequências, Durkheim propõe o exercício da dúvida metódica, ou seja, a necessidade dx cientista se perguntar sempre sobre a veracidade e objetividade dos fatos estudados, procurando anular sempre a influência de seus desejos, interesses e preconceitos.

Para identificar os fatos sociais entre os diversos acontecimentos da vida, Durkheim orienta x sociólogx a ater-se àqueles acontecimentos mais gerais e repetitivos que apresentem características exteriores comuns. De acordo com esses critérios, são fatos sociais, por exemplo, os crimes, pois existem em toda e qualquer sociedade e têm como característica comum provocarem uma reação negativa, concreta e observável da sociedade contra quem os pratica, ou seja, a pena. Agindo desta forma objetiva e apreendendo a realidade por suas características exteriores, x cientista pode analisar os crimes e suas penalidades sem entrar nas discussões de caráter moral a respeito da criminalidade, o que, apesar de útil, nada tem a ver com o trabalho científico do sociólogo, segundo Durkheim.

A generalidade é um aspecto importante para a identificação dos fatos sociais que são sempre manifestações coletivas, distinguindo-se dos acontecimentos individuais ou acidentais. É ela que ajuda a distinguir o essencial do fortuito e aponta para a natureza sociológica dos fenômenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com