TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fato Social

Trabalho Universitário: Fato Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

Fato Social – Trote na Universidade de Ribeirão Preto (USP – Ribeirão Preto)

Em um belo dia de trote de um curso qualquer, os veteranos tramaram o seguinte: foi feita uma fila de calouros em frente ao banheiro público da universidade. Entrava um por vez no banheiro e lá de dentro os veteranos ordenavam: “Coloque sua cabeça dentro da privada e dê descarga”. Obviamente, o primeiro da fila protestou em frente a situação absurda. Os veteranos então lhe pediam: “Ok, então molhe sua cabeça aí na pia e saia com cara de puto”. A situação se repetiu com os três seguintes da fila, que saíram com a cabeça molhadas e parecendo bravos, mesmo sem terem se banhado na privada. Incrivelmente – ou não – os próximos da fila passaram a achar normal enfiar a cabeça na privada e dar descarga, e assim fizeram. Ninguém mais questionou – ou poucos o fizeram! –

(Fonte: http://g1.globo.com.br)

Mas o que tem isso haver com a teoria de Durkheim?

O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.

É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”. Os fatos sociais dariam o tom da ordem social, sendo construídos pela soma das consciências individuais de todos os homens e, ao mesmo tempo, influenciam cada uma.

Eis o fato social agindo: porque os outros fizeram um comportamento antes mórbido, doentio, patológico, passou a ser considerado normal, aceitável, sadio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com