TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem do Planeta Terra

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

ENGENHARIA ELÉTRICA

GUILHERME FÉLIX DE MEDEIROS BRANDT

KAISSYANE MORAES

PABLO DA SILVA

RAFAEL AUCÊ DO NASCIMENTO MAMEDE

YAGO GAMA DE ARAÚJO

CIÊNCIAS DO AMBIENTE

Palmas/TO

2016


GUILHERME FÉLIX DE MEDEIROS BRANDT

KAISSYANE MORAES

PABLO DA SILVA

RAFAEL AUCÊ DO NASCIMENTO MAMEDE

YAGO GAMA DE ARAÚJO

CIÊNCIAS DO AMBIENTE

Trabalho apresentado à disciplina de Ciências do ambiente, 1º período. Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins, Centro de Engenharias Civil e Elétrica.

Professora: Viviane Fernandes Moreira.

Palmas/TO

2016


SUMÁRIO

1 Introdução        3

2 Desenvolvimento        3

3 Referências        5


3

1 INTRODUÇÃO

Durante a aula de Ciências do ambiente, no dia 16 de agosto de 2016, a Professora Viviane Fernandes Moreira passou um documentário da rede National Geographic intitulado “A origem do planeta terra”. Junto a ele, foi requisitado a turma que se reunissem em grupos e discorressem a respeito de um questionário disponibilizado na plataforma Moodle. Este trabalho tem como objetivo responder às perguntas questionadas pela professora.

2 DESENVOLVIMENTO

“Durante milhões de anos, de acordo com o vídeo, não houve evolução/progresso nem em termos de vida no planeta.....só existiam bactérias.....Vocês concordam ou não com o vídeo. Justifique a resposta.”

Discordamos do documentário. É muito improvável que não tenha ocorrido alguma alteração genética nos bilhões de anos em que as bactérias viveram no planeta, além de não existirem provas concretas de que não houveram mudanças de qualquer natureza durante esse período tão distante.

“De acordo com o vídeo, podemos concluir que o surgimento do homem na face da Terra foi fator decisivo para a mesma findar seu processo evolutivo? Justifique sua resposta.”

Não. Não só a humanidade como toda a vida no planeta está em constante evolução. O homem foi o único ser vivo que “domou” a natureza, transformando a terra num ambiente mais habitável, mas mesmo assim está em constante evolução tecnológica.

“Qual a teoria que o grupo mais defende para o surgimento do homem na terra (científica ou não)?”

Evolucionismo. O homem surgiu a partir de uma longa e complexa cadeia evolucionária, partindo de células procariotas até o humano moderno.

“Qual o papel do homem na Terra (entendimento de vocês à respeito)?”


4

Em sua origem mais primitiva, o papel de todo ser vivo é sobreviver e reproduzir. O homem, com sua evolução mental, pode sonhar e almejar novos horizontes, construir grandes obras arquitetônicas, entender os funcionamentos da vida e desvendar os segredos do universo.

“Conceitue e diferencie ecologia, ambiente e meio ambiente;”

Ecologia é um ramo da Biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. (CASSINI, 2005)

Meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, diferenciados por seus componentes. (CASSINI, 2005)

Por ambiente, entende-se o “...Conjunto de condições que envolvem e sustentam os seres vivos na biosfera, como um todo ou em parte desta, abrangendo elementos do clima, solo, água e de organismos” (DULLEY, 2004)

“Defina ecossistemas, biosfera, ecosfera, biótipos e biomas, além de exemplifica-

los.”

Ecossistema é o sistema dado pelo conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal. Exemplo: Floresta amazônica. (CASSINI, 2005)

Biosfera significa esfera da vida. São as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos que fornecem condições necessárias para o desenvolvimento da vida. Exemplo: Mata atlântica (reconhecida pela UNESCO como primeira Reserva da Biosfera brasileira) (CASSINI, 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com