TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DA ÁGUA NO PLANETA TERRA E A MOVIMENTAÇÃO DAS ÁGUAS OCEÂNICAS

Por:   •  26/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- CFP UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA- UNAGEO LICENCIATURA DE GEOGRAFIA[pic 2][pic 3]

GEOHIDROLOGIA

Docente: Marcelo Henrique Melo Brandão

Discente: Maria Tayse dos Santos Medeiros

ORIGEM DA ÁGUA NO PLANETA TERRA E A MOVIMENTAÇÃO DAS ÁGUAS OCEÂNICAS.

Teoria da desgaseificação contínua, Teoria os cometas de gelo, Ondas, Marés e Correntes Marinhas.

Cajazeiras-PB Outubro - 2022

Introdução.

Ao observarmos o mapa-múndi, o globo terrestre ou ao acessar o Google Earth, notamos a cor predominante do planeta Terra, que representa a água ela ocupa aproximadamente dois terços da superfície terrestre, pode ser encontrada em todos os estados da matéria, é a substância mais importante e abundante na superfície. A água mantem a vida na Terra e desenvolve muitos papéis importantes, como o intemperismo, o processo erosivo e o seu ciclo hidrológico, além disso, o organismo humano é composto por 80% de água. No presente trabalho iremos discutir sobre duas importantes teorias complementares referentes a origem da água no planeta Terra, sendo elas: A teoria da desgaseificação contínua e a teoria dos cometas de gelo e também sobre a movimentação das águas oceânicas, as ondas, as marés e as correntes marinhas.

Desenvolvimento.

  1. Teoria da desgaseificação contínua.

A origem da água na Terra está relacionada com a formação da primeira atmosfera, no processo de formação do planeta houve a liberação de produtos voláteis para o espaço, nesse processo o planeta perdeu energia para o meio e se resfriou, com isso, houve a formação da crosta e posteriormente das outras camadas da terra, quando ocorreu a formação do núcleo a força gravitacional passou a existir, posteriormente, foi gerada a proto atmosfera, ou seja a primeira atmosfera, e a partir disso o ciclo hidrológico, pois, os produtos voláteis que antes iam para o espaço agora ficaram retidos na atmosfera, se concentraram, saturaram e precipitaram gerando as primeiras chuvas, entretanto, as chuvas não eram da água que conhecemos hoje, esse processo é nomeado de desgaseificação, que significa a liberação de gases por um sólido ou um líquido quando é aquecido ou resfriado. Com a origem do ciclo hidrológico e a frequência de precipitações houve o acúmulo de líquidos nas áreas de mais baixas do relevo terrestre criando assim os oceanos, lagos, mares, e esses líquidos ficaram presos na superfície devido a força gravitacional. Um fato que sustenta essa teoria é as águas juvenis advindas das erupções vulcânicas que liberam água em vapor, essa água não aumenta o volume da água do planeta por causa da zona de subducção, esse fenômeno ocorre até os dias atuais.

  1. Teoria os cometas de gelo.

Essa teoria defende que o planeta Terra foi bombardeado por uma grande quantidade de cometas e asteroides de gelo, que traziam água no seu estado sólido, esses cometas tiveram origem fora do sistema solar e foram atraídos para o sistema solar devido a força gravitacional dos planetas massivos como Júpiter e Saturno, desse modo, a Terra atraiu muitos desses cometas compostos de gelo e poeira cósmica. Isso aconteceu durante o resfriamento do planeta, devido a isso, o calor não fez o gelo desaparecer, mas o derreteu, auxiliando no resfriamento da crosta e na formação dos oceanos, mares, lagos e etc. O fato que comprova essa hipótese é a existência de astroblemas no planeta, ou seja, as crateras de impacto de cometas.

[pic 4]

  1. A movimentação das águas oceânicas.

  • Ondas.        

 As ondas são originadas devido à ação eólica, a temperatura e a pressão atmosférica. O vento sopra na água gerando força de pressão e fricção desequilibrando a calmaria na superfície, com isso, parte da energia do vento vai para água formando as ondas. As ondas quando estão no oceano são maiores do que as que chegam na praia por deterem de mais energia. O movimento ondulatório das ondas possui duas partes: A crista (parte mais alta) e o vale (parte mais baixa), quando as ondas se aproximam do continente elas quebram, isso acontece devido a zona de arrebentação que é onde o mar fica mais raso fazendo com que o movimento ondulatório não seja concluído fazendo a onda quebrar.

[pic 5] [pic 6]

  • Marés.

O planeta Terra faz o movimento de translação girando ao redor do Sol, a Lua faz o movimento de revolução girando ao redor da Terra. A gravidade do Sol e da Lua atraem a água da Terra, mas, mesmo o Sol sendo maior a Lua é quem interfere mais nas marés devido à proximidade, a interferência da Lua faz com que a água levante gerando as chamadas marés altas. Devido o efeito de rotação da Terra, possuímos quatro marés por dia, duas altas e duas baixas, umas provocadas pela gravidade dos astros e outras pela compensação da gravidade da Terra. As fases da Lua também influencia na elevação das águas, durante a Lua nova o Sol, a Lua e a Terra ficam alinhados, o Sol e a Lua ficam na mesma direção fazendo com que a força de atração seja somada elevando a maré, sendo essa a maré de sizígia, já quando a Lua é crescente ela fica a leste do Sol e nesta fase a gravitação da Lua se opõe a do Sol, devido a Lua está mais próxima da Terra o Sol não consegue anular totalmente a força gravitacional da Lua, e a maré apresenta uma baixa elevação, sendo essa a maré de quadratura. Na lua cheia o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados novamente, mas a Terra esta posicionada no meio dos dois, fazendo com que a atração cause uma grande elevação das marés, sendo está uma maré de sizígia, quando a Lua está minguante, a Lua fica a Oeste do Sol e a atração é quase nula causando menor elevação das marés, sendo está uma maré de quadratura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (515 Kb)   docx (391.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com