TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  15/5/2018  •  Artigo  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

A PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um estudo dos trabalhos disponibilizados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES no período de 2015-2017

THE NATIONAL ACADEMIC OUTPUT ON DISTANCE EDUCATION: a study of works available in the CAPES Thesis Catalog for the period 2015-2017

GT 5 - DIVERSXS

Resumo Expandido Para Apresentação em Pôster

RESUMO

O presente estudo se propôs a analisar a produção científica acadêmica nacional de teses e dissertações na área de Educação a Distância (EaD) no período de 2015 a 2017. Os dados foram extraídos do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que reúne as principais informações das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação (stricto sensu) do país.  Os dados revelaram que a evolução das pesquisas tem acompanhado a evolução da EaD no Brasil, porém com uma concentração da produção na região sudeste e sul do Brasil.

Palavras-chave: Educação a distância. Produção científica. Bibliometria.

1 INTRODUÇÃO

O progresso e a evolução da ciência ao longo dos séculos têm se sustentado por meio do método científico e também pelos processos de orientação e ensino. O desenvolvimento científico, a formação e evolução de novos pesquisadores devem-se, principalmente, a atividades de orientação acadêmica, nas quais pesquisadores orientadores inserem novos pesquisadores, que contribuem para que novos estudos sejam realizados em diversas áreas do conhecimento.

No Brasil, as universidades, sobretudo as públicas, historicamente sempre foram as principais responsáveis pela formação de pesquisadores e pela realização de pesquisas, especialmente no âmbito dos cursos de pós-graduação. As agências de fomento a pesquisas federais e estaduais têm sido as principais e quase únicas fontes financiadoras das atividades desse setor. Neste processo de financiamento, está sempre implícito o mecanismo de avaliação. Este mecanismo envolve a avaliação da excelência de um pesquisador, utilizando como critério a quantidade de publicação e, mais recentemente, a qualidade desta publicação. Nessa perspectiva, os indicadores de produção científica vêm ganhando importância crescente como instrumento para análise da atividade científica e suas relações com o desenvolvimento econômico e social (CAVALCANTI, et. al., 2000).

Diante disso, este estudo objetivou gerar indicadores da produção científica acadêmica nacional na área de Educação a Distância (EaD) no período de 2015 a 2017. Para tanto, estabeleceu os seguintes objetivos específicos: a) identificar a produção de teses e dissertações presente no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no período analisado; b) classificar e quantificar os trabalhos recuperados por nível (M – Mestrado; D – Doutorado e P – Profissionalizante); c) identificar as principais instituições que desenvolvem pesquisas na área; d) identificar a natureza administrativa das instituições que possuem trabalhos na área; e) identificar os principais programas de pós-graduação / áreas de concentrações dos trabalhos recuperados.

Os estudos que objetivam mapear a produção científica de uma nação, de um país, de uma área de conhecimento, entre outros, tem cada vez mais ganhado destaque no meio científico. Esses estudos fornecem subsídios informacionais que contribuem para a formulação de indicadores científicos que norteiam as políticas de fomentos às pesquisas científicas de um país. Além disso, os indicadores gerados nesses estudos possibilitam a avaliação dessas políticas de fomento contribuindo assim de forma clara para o desenvolvimento da ciência de forma geral (SILVA; HAYASHI; HAYASHI, 2011; SACARDO, 2012).

2 ASPECTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICO

Considerando os objetivos anteriormente propostos, priorizou-se o estudo de natureza exploratória através de uma abordagem qualitativa – quantitativa que utilizou teses e dissertações como fonte material. O aspecto qualitativo justifica-se pela investigação e interpretação dos dados que foram organizados por meios quantitativos, procurando assegurar exatidão no plano dos resultados (SEVERINO, 2008).

Do ponto de vista teórico, concordamos com Kobashi, Santos e Carvalho (2006, p. 2) que caracterizam este tipo de pesquisa inserida “(...) no campo dos estudos sociais da ciência, tendo como objetos empíricos bases de dados referenciais de dissertações e teses, cuja exploração se faz por meio de métodos bibliométricos avançados, os quais fornecem estruturas e representações para a análise e representação”.

Do ponto de vista metodológico, foi utilizada a análise bibliométrica, que consiste em analisar a atividade científica ou técnica através de estudos quantitativos das publicações. Para Hayashi et al. (2007), a análise bibliométrica tem sido utilizada por diversas áreas do conhecimento como uma maneira metodológica de avaliar a produção científica, bem como de permitir visualizar a bibliografia de um determinado campo temático. Ainda para esses autores, o princípio da bibliometria consiste em analisar a atividade científica pelo estudo quantitativo das publicações com objetivo de desenvolver indicadores cada vez mais confiáveis.

O procedimento metodológico dessa pesquisa consistiu em, inicialmente, escolher a base de dados para seleção das teses e dissertações sobre educação a distância no Brasil. Desta forma, priorizou o uso de base de dados que possibilitasse o acesso aos dados das teses e dissertações defendidas em todo território nacional e que fosse de acesso livre e disponível na internet. Assim, utilizou-se, como fonte informação, o Catálogo de Teses e Dissertações disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que se constitui em um catálogo referencial nacional de teses e dissertações provenientes dos programas de pós-graduação (stricto sensu) do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (97.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com