TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questao Dos Afrodescentes

Exames: A Questao Dos Afrodescentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

O Brasil foi o ultimo país a abolir formalmente o trabalho escravo, contribuindo para a desvalorização do grupo afro ao longo da história. No periodo colonial herdamos um mundo repleto de preconceitos, os negros eram tratados como seres inferiores, verdadeiros animais, eram, ridicularizados por seu aspecto fisico, crenças e por seus costumes.

O passado negro explica sua posição para que eles passassem a ocupar os piores lugares no mercado de trabalho, está realidade deve ser refletida por toda a sociedade brasileira, sob a condição dos afrodescentes no país.

É preciso saber que a escravidão trouxe consequências gravíssimas de ordem econômica para a formação da sociedade brasileira, uma vez que os negros até hoje não possuem as mesmas oportunidades, criando-se uma enorme distância entre as classes sociais. Mais do que preconceitos de raça ou de cor, têm os brasileiros um forte preconceito de classe social.

Conseguimos entender que o Brasil sendo um país da diversidade tambem consegue ser um país da desigualdade, portanto é importante que ao se iniciar estudos sobre a cultura brasileira, temos que ter um senso critico para compreender o processo historico da formação social do Brasil e seus desdobramentos no presente para além das versões oficiais da história.

2 DESENVOLVIMENTO

O Brasil quis sustentar uma imagem de que não existe preconceito racial, mas hoje em dia é muito visivel a forma em que são tratados no mercado de trabalho, jogadores de futebol e varias areas de atuação em que os negros se encontram.

Os homens brancos afirmam não serem racistas, que nada tem contra os negros mas suas ações não refletem seus discursos. O racismo ainda esta presente na sociedade só está camuflado. No ambiente escolar sofrendo preconceito e discriminação através de apelidos, exclusão dos grupos e piadas.

A escola tem fundamental importância no combate ao racismo pois na escola temos o primeiro contato com a diferença seja por parte dos professores ou colegas, saimos do seio familiar e passamos a conviver com varias pessoas, por isso é tão importante que já saibamos ali a nos dar com a diferença sem discriminar ninguem por ser mais alto, gordo ou magro que você.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com