TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social

Artigo: Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  1.590 Visualizações

Página 1 de 12

QUESTÃO SOCIAL

Conteúdo

1.1 Compreendendo o Significado da Questão Social

1.2 A importância da questão social para a política pública

1.3 Questões Objetivas para o surgimento da Questão Social

1.4 Questões subjetivas para o surgimento da Questão Social

1.5 A importância da questão social pra a política publica

1.6 Expressões da Questão Social

Competências e habilidades

Esperamos que, ao final desta aula, você seja capaz de:

Identificar os fatores históricos, políticos, sociais e econômicos que determinaram o surgimento da questão social.

Compreender o que é questão social.

Reconhecer as expressões da questão social enquanto objeto de trabalho do Serviço Social.

1.1 COMPREENDENDO O SIGNIFICADO DA QUESTÃO SOCIAL

Para entendermos sobre “questão social”, iremos inicialmente definir a palavra questão e depois entender o que é questão social.

O QUE É QUESTÃO?

O termo questão sem o adjetivo social possui várias conotações:

Pode ser sinônimo de pergunta, interrogação problema, dúvida, como pode ser entendida como litígio, desavença, conflito;

Em matemática, pode ser entendido como pesquisa, procedimento cientifico, a enunciação de uma situação significativa que requer uma solução racional.

No dicionário Aurélio (2001 p. 611), encontramos a seguinte definição para a palavra questão:

1. Pergunta interrogação. 2 Tese, assunto, tema em geral, sujeito a meditação, estudo etc. 3 Desavença, discussão. 4. Demanda. 5. Ponto para ser resolvido, problema. 6. Ponto em discussão levado a justiça e submetido a decisão de um magistrado.

1

QUESTÃO SOCIAL:

Mas, quando falamos de “questão social” ela passa a ter outro significado, mais complexo e significativo. Vejamos, segundo Iamamoto, (2004, p.27).

Questão social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos mantém privada, monopolizada por parte da sociedade.

Quer dizer, que a questão social faz parte de um sistema capitalista de produção, que envolve sujeitos, que vivenciam desigualdades, que participam das relações sociais, que produzem, transformam a natureza e a si mesmo, geram lucro e vivenciam desigualdades.

Segundo Netto, (2001 p.42) “a expressão “questão social”, tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção”.

As desigualdades sociais já foram registradas em outras épocas mais remotas, mas era nova essa dinâmica da pobreza generalizada. A pobreza crescia da mesma maneira que era capaz de produzir mais bens e serviços, assim como aumentava os seu contingente de pessoas, que alem de não terem acesso efetivo a tais bens e serviços, viam - se despossuídos das condições materiais.

A pauperização designou-se como “questão social”, pelo inconformismo desta população contra a burguesia, configurando uma ameaça real as instituições sociais vigentes. A questão social expressa, portanto disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, midiatizadas por relações de gênero, características étnicas raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade civil e o poder estatal. Esse processo é denso de conformismo e rebeldias, forjados ante as desigualdades sociais, expressando a consciência e a luta pelo reconhecimento dos direitos sociais e políticos de todos os indivíduos sociais. (Iamamoto, 2001 p. 17).

Portanto, através das condições de opressão que a classe trabalhadora sofria, devido às novas condições de trabalho, que a questão social surge como uma necessidade social problematizada por atores estratégicos – o pauperismo das massas trabalhadoras, no sec. XIX necessidade.

A questão social, segundo Mota ( 2008 p. 21), se refere as situações vividas pela população:

As condições de vida e trabalho do enorme contingente de pessoas que vivem à margem da produção e do usufruto da riqueza socialmente produzida são reveladoras de que a desigualdade social é inerente ao desenvolvimento do capitalismo e das suas forças produtivas.

Assim, compreendemos que as manifestações da questão social devem ser explicadas baseadas no confronto de interesses contraditórios que acarretam como consequências as desigualdades sociais.

Segundo Wanderley ( 2000), o núcleo da questão social é fruto da desigualdades e injustiças que se estruturaram na realidade, causados pelas desarmonia na relações

2

sociais em todos os níveis e dimensões, expressas principalmente, pela concentração de poder e riqueza em determinados setores e classes sociais,e pela pobreza e opressão de outros setores e classes, que refere-se a maioria da população. Pobreza que vem crescendo nas ultima décadas, com algumas alterações, mas que não mudam a estrutura social.

Questão social como diz Castell (1998) é um desafio que interroga,questiona, põe em questão a capacidade de a sociedade existir por relações de integração. É a ameaça do rompimento dessas relações que se manifesta por meio de conflitos de interesse.

O desafio que constitui uma ameaça de ruptura tem dois elementos fundamentais:

Estrutural: que independem da ação política de sujeitos.

3

Históricas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com