TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Servidão Moderna

Artigos Científicos: A Servidão Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

A MERCADORIA

“A primeira vista, a mercadoria parece uma coisa simples, trivial, evidente, porém, analisando-a, vê-se complicada, dotada de sutilezas metafísicas e discussões teológicas.” O Capital, Karl Marx, capítulo I, livro 4.

“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Marcos 8, 36

E é neste lugar estreito e lúgubre, onde o escravo moderno acumula as novas mercadorias que deveriam, segundo as mensagens publicitárias onipresentes, trazer-lhe a felicidade e a plenitude. Porém quanto mais acumula mercadorias, mais ele se afasta da oportunidade de ser feliz.

Nesta parte nos mostra que nós acumulamos muitas coisas que compramos porque vemos e achamos que aquilo é necessario pra nós e acabamos comprando o que não é necessario e esquecemos do que realmente importa, do que realmente é preciso, no entanto o que era pra trazer-nos "felicidade" acaba gerando "conflitos". No sistema econômico dominante, já não é mais a demanda que condiciona a oferta, mas a oferta que determina a demanda.

Então é assim que de maneira periódica, surgem novas necessidades que são rapidamente consideradas como vitais para a maioria da população. Neste trecho nos diz que nao é o que precisamos que faz com que ofereçam, mas sim o que eles oferecem é o que está fazendo com que nós compremos, "obrigatóriamente" , essas mercadorias, e com isso as pessoas vão querendo sempre mais, sempre o melhor e acham que aquilo é uma coisa que não poderia viver sem. Todas essas coisas que foram criadas mudam o comportamento das pessoas , as relações, pois hoje em dia estão mais ligadas as mercadorias do que as pessoas que estão ali , do seu lado.

As mercadorias que parecem ser simples podem se tornar coisas complicadas, pois começa a se tornar muito importante na vida das pessoas de tal maneira que ela perca sua própria essencia, alienada naquilo que lhe está sendo proposto. "De que adianta ganhar o mundo e perder sua alma?"

A ALIMENTAÇÃO

“O que vem a ser alimento para um é veneno para o outro.” Paracelso.

E quando se alimenta que o escravo moderno ilustra o estado de decadência que se encontra?

Pois somos o escravo da industrialização engolimos alimentos que não nos fazem bem e nos alimentamos em que a sociedade insiste em dar. Os produtos alimentícios buscam só esconder a verdadeira originalidade.

Essa falsa industrialização só traz vários tipos de problemas se vêem em todas as partes pois a atenção traz conseqüência.

Mas a frente a mal responsabilidade do homem ocidental esnoba de seu consumo e posição, em conseqüência disso a miséria só aumenta em todos os lados dessa sociedade consumista, promovendo a desigualdade como critério porque mesmo conseguindo satisfazer a alimentação mundial a fome nunca ira acabar.

“Estão convencidos de que o homem, espécie pecadora por excelência, domina a criação. Como se todas as outras criaturas tivessem sido criadas apenas para servir-lhes a comida, a roupa, para serem martirizadas e exterminadas.”

Isaac Bashevis Singer

As pessoas acreditam que são a especie superior e que todos os outros seres vivos são criados para lhe servir de todas as maneiras.

Outra conseqüência da falsa alimentação é a generalização das usinas de concentração e de exterminação massiva e bárbara das espécies que servem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com